O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Portimão coordenou ontem, dia 24 de Agosto, durante a noite de quarta-feira, uma operação de resgate de 26 banhistas, de uma zona isolada da praia da Marinha, no concelho de Lagoa.
O alerta foi recebido, via 112, pelas 21.30 horas. De imediato foi empenhada para o local uma equipa e uma embarcação da Estação Salva-vidas do ISN, bem como uma equipa e uma embarcação da Polícia Marítima, com o objectivo de avaliar a situação.
Chegados ao local, detectou-se um grupo de banhistas, 18 adultos e 8 crianças de nacionalidade espanhola e portuguesa, retidos na zona poente da praia, recolhidos numa gruta, devido a essa hora estar preia-mar.
Não sendo possível a evacuação por mar, por estar Sueste com uma altura da vaga na ordem dos 2 metros, um dos tripulantes Salva-vidas deslocou-se para a praia e acompanhou os banhistas até que fosse possível efectuar a evacuação pela praia. A embarcação foi mantida nas imediações, para apoiar em caso de necessidade.
Por volta das 23.15 horas, já com a maré a baixar, o tripulante do salva-vidas em terra, com o apoio da Polícia Marítima na zona nascente da praia, conseguiu retirar todas as pessoas para a zona segura da praia.