Depois de uma queda acentuada em Janeiro (-4,2%) e de manter a tendência em Fevereiro (-0,4 Março e Abril foram os dois primeiros meses deste ano a apresentarem resultados positivos nas estatísticas reveladas pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
Nestes dois meses o crescimento da taxa de ocupação por quarto cifrou-se, respectivamente, em 9,3% e 3,6%.
Os dados reflectem a evolução mensal (variação homóloga) da taxa de ocupação por quarto na região.
Maio confirma crescimento
No mês de Maio o Algarve mostra uma taxa de ocupação global média/quarto no Algarve de 64,6%, mais 4,4% que em 2014.
As maiores subidas quanto a mercados emissores foram registadas no mercado alemão (+1,9 pontos percentuais (pp)) e britânico (+0,9 pp).
Já por zonas Monte Gordo / VRSA (+14,3 pp) e Carvoeiro / Armação de Pera (+14,2 pp) apresentaram as maiores subidas, Albufeira registou a mesma ocupação homóloga, e a zona de Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago foi a que registou a taxa de ocupação / quarto mais elevada (71,8%). A mais baixa ocorreu em Tavira (53,4%).
Por categorias, os hotéis e aparthotéis de 3* (+11,4 pp) e os aldeamentos e apartamentos de 5 e 4* (+2,6 pp) foram os que apresentaram as maiores subidas.
Os aldeamentos e apartamentos de 3* registaram a ocupação mais baixa (52,3%), enquanto os hotéis e aparthotéis de 3* registaram a mais alta (72,4%).
O volume de negócios aumentou 5,3% relativamente ao mesmo mês de 2014.