O Município de Faro promove a VIII Edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, instituído em 1999, em homenagem ao Poeta nascido em Faro, vulto maior do panorama poético nacional e internacional e patrono da Biblioteca Municipal.
O prémio, no valor de 5.000 euros, conta mais uma vez com o alto patrocínio da Fundação Milénio BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e Jornal de Letras.
A entrega das obras concorrentes decorrerá entre 7 de janeiro e 31 de março e serão admitidas obras poéticas, em 1.ª edição, publicadas em 2019 e 2020.
O júri será composto pelo professor doutor Nuno Júdice, professora doutora Carina Infante do Carmo e doutora Isabel Lucas.
“Este prémio, do qual já se realizaram sete edições, em 1999, 2001, 2007, 2009, 2015, 2017 e 2019, procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados”, explica a entidade promotora.
Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais, João Luís Barreto Guimarães e Gastão Cruz.
A cerimónia de entrega do prémio está prevista para setembro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, em data a definir.