Pedro Paulo tem 33 anos, é natural de Olhão e conquistou o galardão de Bar Manager Of the Year, da Boutique Hotelier, revista especializada na hotelaria de luxo.
O gerente cresceu no Algarve e acabou por estudar Gestão Hoteleira na UAlg. “Aos 13 anos já ajudava o meu pai durante o verão no restaurante dele em Olhão. Depois, quando fiz 16 anos, fui trabalhar durante a época de verão para a Quinta do Lago, no T Club e noutros locais”, recorda.
Pedro Paulo sempre trabalhou e estudou em simultâneo.
Em 2010, decidiu ingressar no Programa Erasmus e foi para o Reino Unido, onde acabou por ficar a viver.
Pedro Paulo ingressou depois no ano de 2011 no One Aldwych, onde começou a trabalhar como barman.
Pedro Paulo soma várias distinções na área da Gestão Hoteleira
“Em 2012 ganhei uma competição bastante prestigiada que é a Galvin Cup, que é uma taça onde maioritariamente existem concorrentes do Reino Unido a participar”, afirma.
Apesar de jovem, o olhanense já soma várias distinções na área da Gestão Hoteleira.
Logo em 2013 foi eleito o melhor barman do Reino Unido. “Fui representar o Reino Unido à final mundial na África do Sul em 2014. O competidor que ganha a nível nacional vai à competição mundial representar o país onde foi campeão”, salienta.
Olhanense ganhou o prémio de Bar Manager of the Year
Agora, responsável pelo bar do hotel londrino One Aldwych, acaba de receber o galardão de Bar Manager of the Year, atribuído pela revista Boutique Hotelier.
“É um motivo de orgulho. É sempre bom ser distinguido. Não é por isso que o fazemos, mas é um resultado simpático, sendo que acaba por ser um reconhecimento de que as coisas estão a ser bem feitas”, revela em entrevista ao POSTAL.
“No fundo, não faço o que faço, nem fazemos o que fazemos no One Aldwych com prémios em vista. Faço o meu trabalho diariamente de modo a que as coisas corram o melhor possível, focando-me em três fatores essenciais: a equipa, o cliente e os resultados financeiros”, complementa.
O prémio é baseado em parâmetros muito específicos como a gestão e manutenção dos trabalhadores, o conceito do bar, o menu de cocktails e a receção dos clientes.
Criou um cocktail inovador
Pedro Paulo revelou ao POSTAL que grande parte do seu dia é exatamente passado junto dos clientes, para “assegurar que tudo corre da melhor forma”.
O algarvio é ainda responsável pela criação de um cocktail inovador: “o primeiro cocktail de realidade virtual do mundo”.
Ao tomar a bebida, os clientes podem fazer uma viagem virtual e vivenciar uma experiência única.
Quanto ao futuro, Pedro Paulo é peremptório: “vai ser um caminho lento. Sou uma pessoa que gosta de dar passos devagar mas com a certeza de que sei aquilo que estou a fazer.
“Esta questão dos prémios vem ilustrar isso mesmo. Comecei como bartender e tornei-me no melhor bartender do Reino Unido. Depois como bar manager também acabei por ser consagrado pelo meu trabalho”, explica.
O gerente acrescenta ainda que “podia ter crescido de outra maneira, mas não seria à minha maneira. Gosto de ter a certeza do que estou a fazer antes de dar o próximo passo”.
Quanto a ambições futuras, não esconde o desejo de um dia vir a ser diretor geral.“O próximo passo na minha carreira seria chegar a diretor de comidas e bebidas e um dia mais tarde se tudo correr bem vir a ser diretor geral”, revela.
Pedro Paulo faz um balanço bastante positivo destes nove anos: “foi uma jornada difícil com alguns dissabores à mistura como é natural, mas sempre de cabeça levantada e as coisas têm corrido bem. Adaptei-me rapidamente a Londres e gosto bastante de estar aqui”, conclui.
(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)