Caros leitores do Jornal Postal do Algarve,
Inicio hoje um conjunto de crónicas neste jornal, onde procurarei dar a minha opinião sobre vários temas, onde a região é claramente carente face à importância que tem no contexto nacional, mas que infelizmente nunca foi ressarcida desse contributo financeiro para o Estado Central.
Já temos, felizmente, todos os dados referentes à constituição do novo Governo na sua totalidade, onde se nomearam todos os Ministros e os Secretários de Estado, do próximo Governo deste País.
Como sabem, sou um Algarvio de Alma e de Coração, e em todas as funções que exerci, quer ao serviço da Câmara Municipal de Albufeira, quer ao serviço da Região de Turismo do Algarve, o meu lema foi sempre a Região, porque para mim esse é claramente um objectivo que se deve ter como prioritário.
Os Municipios só serão valorizados pelos Governos Centrais, se a Região for valorizada, e o mesmo se passa com a Região de Turismo. As Instituições e os Municipios não são Ilhas, mas parte integrante de uma região que se chama “Algarve”. Aqui o objectivo maior e onde nos devemos focar com mais atenção, é, obviamente, nas exigências face à importância que a região tem no contexto nacional, e que é muito mesmo.
Para reflectir…
Governo Indigitado: 19 Ministros, 50 Secretários de Estado e 230 Deputados eleitos.
Tomada de Posse e início deste Governo, e da nova Assembleia da Republica, ou seja, novo Governo. Nova Assembleia da Republica, Democracia a funcionar em pleno… Algarve, com 3 Secretários de Estado e com 9 Deputados eleitos.
A maior das representações do Algarve, no Governo, já que o número de Deputados é exactamente o mesmo.
Mas, temos razões para estarmos confiantes, e finalmente acreditarmos, que tudo será diferente para a Região nos próximos 4 anos desta nova Legislatura.
Conhecemos as pessoas!
3 Secretários de Estado, que são Algarvios de gema!
Defensores da Região!
Conhecedores e intervenientes por temas que vão ter a sua responsabilidade!
Jamila Madeira com a Saúde – uma região que exige e precisa com urgência de um novo Hospital Central, e com falta de Recursos Humanos (médicos e não só), deve de ser, claramente, a sua prioridade.
José Apolinário com as Pescas – tudo deve fazer para reforçar a importância do sector, e obviamente a grande riqueza que o Mar nos traz. Reforçar o apoio a essas áreas, mas tentar valorizar a requalificação dos portos de pesca, e não só.
Jorge Boltelho – por quem nutro amizade e reconhecimento pelo seu trabalho, vai ter uma batalha interessante com a Descentralização, que espero que caminhe para um ponto comum: a Regionalização.
Ora bem…
Juntando aqui, na defesa do Algarve os deputados eleitos do Partido Socialista: Joaquina Matos e Luis Graça, e os 3 novos que se juntam após as saidas para o Governo, que são: Ana Passos, Francisco Oliveira e Célia Paz.
Os 3 deputados do PSD: Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos.
Para além do deputado do Bloco de Esquerda: João Vasconcelos.
Só podemos pensar que o Algarve ficou, finalmente, a ganhar.
Ora bem…
Com 3 Secretários de Estado e com 9 Deputados, e todos Algarvios, não vai haver desculpas para estes 4 anos.
Todas as prioridades terão que ter, claramente, sinais de resolução.
Se não for assim, todos os Algarvios ficarão muito desiludidos.
Eu acredito que não, porque, acredito que todos darão o seu melhor pelo Algarve.
Sirvam o Algarve, e não só a vós!
Pensem nisso…
O Algarve, agradece!