Se é daquelas pessoas que nunca tira o carregador da tomada, convém perceber o impacto que isso pode ter na sua fatura de eletricidade. Uma jornalista do IOL questiona os hábitos de carregamento dos telemóveis e se os carregadores continuam a consumir energia mesmo sem estarem a carregar os dispositivos.
Desde a invenção dos telemóveis que muitos se têm interrogado se os carregadores consomem energia quando estão apenas ligados à corrente. Vamos esclarecer este ponto e verificar o impacto no valor final da fatura de eletricidade.
Se costuma deixar o carregador sempre ligado à tomada, temos boas notícias para si: o consumo é quase insignificante, embora exista. Segundo o IOL, que cita o site 20 Minutos, os circuitos internos dos carregadores continuam a receber uma pequena quantidade de energia, que é convertida em calor. Contudo, a corrente é tão baixa que se torna difícil de detetar.
Diversos estudos realizados ao longo dos anos indicam que o consumo médio de um carregador ligado à tomada, mas não conectado a um telemóvel, é de aproximadamente 0,00002 kW/hora. Mantendo o carregador permanentemente ligado durante 365 dias, o consumo totaliza cerca de 0,18 kWh.
Portanto, embora haja um consumo mínimo, o impacto na fatura de eletricidade é praticamente negligenciável. Esta informação pode ser útil para quem se preocupa com os custos adicionais na sua conta de luz, mas que, no caso dos carregadores de telemóvel, não precisa de se preocupar excessivamente.
Leia também: Esta foi a primeira pastelaria a vender bolas de Berlim nas praias do Algarve