Longe dos bons tempos, a Caravela Boa Esperança permanece encostada há quase dois anos em Lagos, com ares de abandono, à espera de novos ventos. Mas – sabe o POSTAL – a boa nova está para chegar e a caravela deverá seguir para a doca seca em Portimão para reparação ainda durante este mês de setembro.
Já existe orçamento para as obras de pintura e arranjo do tabuado, bem como para as revisões dos motores e outros equipamentos. Muito em breve, a caravela irá fazer-se novamente ao mar.
Adquirida pela Região de Turismo do Algarve, sob a presidência de Paulo Neves para as comemorações do milénio e para a candidatura de Sagres a Património Mundial (que nunca chegou a concretizar-se), a Caravela Boa Esperança, para além de diversas missões que a levaram à cidade do Cabo, ao Brasil, Nova Iorque, Londres, Cannes e norte de África, contitui um atrativo para turistas e para os alunos das escolas algarvias em visitas de estudo.
O barco é uma réplica das caravelas quinhentistas do período henriquino, com dois mastros e velas triangulares. A caravela algarvia faz a tradicional navegação à vela, mas dispõe de equipamentos motorizados alternativos para uma navegação mais rápida e segura. Boa viagem, comandante Rodrigues.