Estamos a viver um período de adaptação. Nenhuma pessoa ou empresa conseguiram ficaram indiferentes à chegada do novo coronavírus a Portugal. Todos tivemos de alterar hábitos, que antes eram considerados “banais”. Sair e ir até um restaurante era um deles. A pensar nisso, a empresa de marketing Navia Digital, que surgiu em janeiro deste ano, adaptou-se aos novos dias e criou um projeto que pretende satisfazer a vontade de quem quer encomendar comida em casa.
Nasceu assim a TakeAways.PT. Este projeto surge das mãos da equipa da Navia Digital e aparece com um duplo objetivo. Por um lado, permite que quem está confinado em casa possa ter oportunidade de aceder a serviços de entrega ao domicílio. Por outro, dá possibilidade a que prestadores de serviços locais, restaurantes e cafés locais possam sobreviver neste período complicado. João Andrade revela que “com o surgimento do novo coronavírus, os negócios tiveram dificuldade em perceber como continuariam a trabalhar e a promover-se, pois foi tudo abalado” e esta plataforma vai dar a oportunidade a muitos estabelecimentos mais “pequenos” sobreviverem.
A TakeAways.PT. funciona com o registo dos prestadores de serviços locais, cafés e restaurantes, que criam um utilizador e, a partir daí, podem adicionar menus e fotografias. Essas ferramentas estarão sempre disponíveis e podem ser alteradas a qualquer momento. A plataforma permite ainda que os utilizadores adicionem números de telefone, para que os contactos com os clientes sejam facilitados. João Andrade está integrado na equipa do projeto e diz que esta plataforma vai permitir “a promoção dos takeaways dos espaços algarvios”.
Projeto pretende chegar a mais zonas do Algarve
Este é um projeto embrionário. A plataforma foi lançada oficialmente no dia 1 de abril. Por ser uma novidade, abrange ainda poucos locais. Até à data desta publicação, as localizações que o site atinge são Tavira, Cabanas de Tavira, Fuseta, Faro e Vila Real de Santo António. A TakeAways.PT. é um serviço totalmente gratuito, portanto, abre as portas a todos os locais. Por estarem todos encerrados, e os portugueses em casa, “é difícil saber quem está a trabalhar e o que tem a vender”.
João Andrade garante que o lançamento foi um sucesso. Existem mais de 30 empresas interessadas até ao momento e já há requisições para Loulé e Almancil. Chegou tão longe, que até em Évora já é procurada. O responsável pelo projeto garante que “estou muito feliz com os resultados” e que pode haver melhoras na plataforma. A promoção da TakeAways.PT. aconteceu sobretudo online.
A longo prazo, o projeto pretende chegar a mais zonas do Algarve, cobrindo assim o maior número possível de negócios locais. João Andrade fala da TakeAways.PT. como uma plataforma desenhada e encaixada na perfeição para a fase que o mundo está a viver. O grande desafio será fazer com que os estabelecimentos de takeaways que não utilizam internet comecem a usá-la para promover os serviços e produtos que têm, uma vez que “o Algarve sempre teve muitos turistas e talvez por isso não desenvolveram o canal online”. Os apoios das Câmaras Municipais são também importantes para tentar promover a funcionalidade da plataforma.
Num momento em que temos de nos ajudar, esta iniciativa serve de ponte entre o consumidor e os pequenos negócios, para que estes continuem a sobreviver e ultrapassem da melhor forma a crise económica que se seguirá. Até ao dia 10 de abril, o objetivo é ter todas as cidades do Algarve envolvidas. Para quem tem algum projeto suspenso, tome este exemplo e adapte-se à nova realidade do mundo.