Neste verão, a consciencialização ambiental não tirou férias, a equipa da Águas do Algarve continua a promover a sustentabilidade, dedicada ao fortalecimento da educação ambiental para um futuro mais verde e saudável da região, tendo lançado o passatempo “Passaporte Aquático”.
Ao longo desta segunda temporada do Desafio da Água, diversas iniciativas foram realizadas para consciencializar a população, e os mais jovens em idade escolar em particular, sobre a importância da proteção dos recursos hídricos e do ambiente em geral. Desde programas educativos nas escolas, workshops para a população e eventos de sensibilização pelo Algarve foram alguns dos destaques que buscaram motivar e envolver pessoas de todas as idades.
Com o apoio dos municípios da região, da Direção Regional de Educação do Algarve, e várias outras entidades, assim como de voluntários comprometidos, a Águas do Algarve conseguiu ampliar o alcance e impacto na disseminação de práticas sustentáveis.
Porque a educação ambiental não termina no fim das aulas, e é fundamental manter o foco na sustentabilidade durante o verão e ao longo de todo o ano, a empresa anunciou o passatempo “Passaporte Aquático”, integrado no Projeto “Desafio da Água – Poupanças Sem Fronteiras”, em comemoração do Dia Mundial da Conservação da Natureza.
O “Passaporte Aquático” convida “os jovens da região do Algarve a explorar os tesouros naturais desta incrível região, com a água como protagonista. Locais icónicos e ligados à natureza como a Praia de Vale do Lobo, a Praia de Cacela Velha, a Praia de Faro, ou o Parque Natural da Ria Formosa, a Praia da Ilha de Tavira, a Praia de Benagil, a Praia da Marinha ou a Lagoa dos Salgados, a Praia do Camilo ou a Praia do Carvoeiro, entre tantos outros, merecerão uma visita com outra atenção durante este verão”, explica a Águas do Algarve em comunicado.
“A nossa proposta, é que ao visitar estes locais os jovens levem consigo o Passaporte, fazer um desenho, tirar uma fotografia e refletir um pouco sobre o aspeto natural do local”, acrescenta.
Para participar, os interessados devem consultar o regulamento e imprimir o Passaporte na página do Projeto aqui, e visitar os lugares sugeridos e enviar fotografias do passaporte e dos locais visitados até 15 de setembro para o email [email protected]
Os melhores passaportes terão prémios como bilhetes para parques aquáticos e kits de praia. O Projeto “Desafio da Água”, visa despertar o interesse das crianças pela natureza e pela importância da conservação dos recursos hídricos. O passaporte aquático é uma forma divertida e educativa de envolvê-las nesta jornada de descoberta.
O concurso decorrerá entre o dia 28 de julho e o dia 15 de setembro.
Leia também: Prémios Essência do Ambiente: Águas do Algarve venceu na Categoria Sensibilização Ambiental