O Município de Alcoutim viu aprovada uma candidatura ao Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE) para a criação de um parque de autocaravanismo na vila de Alcoutim.
A candidatura, designada por “Rota Serrana de Autocaravanismo (3.ª fase) – ASA Alcoutim”, prevê a criação de um espaço para instalar autocaravanistas com uma capacidade de 25 lugares, um edifício de apoio, uma estação de serviço e respetivo passeio e inclui 8 lugares de estacionamento na via pública, com vista a oferecer as melhores condições para acomodar os utilizadores deste espaço que se desenvolve num prédio urbano, localizado na Avenida José Maria Mendes Amaral, na vila de Alcoutim, num terreno com uma área aproximada de 3.000 metros quadrados.
O novo parque de autocaravanismo vai permitir atrair e acolher visitantes que contribuem para a consolidação de uma estratégia de desenvolvimento do aglomerado urbano desta área da serra algarvia. A candidatura tem enquadramento no Programa Operacional CRESC Algarve 2020, eixo prioritário 5 – investir no emprego, objetivo temático 8 – promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral, prioridade de investimento – 8.9. – A conceção de apoio ao crescimento propício ao emprego, através do desenvolvimento do potencial endógeno como parte integrante de uma estratégia territorial para zonas especificas, incluindo a conservação de regiões industriais em declínio e o desenvolvimento de determinados recursos naturais e culturais e da sua acessibilidade, estando o investimento incluído no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE).
A operação, que se prevê estar concluída até 30 de abril de 2021, tem um investimento elegível de 150.578,47 euros, ao qual foi atribuída uma comparticipação comunitária (FEDER) de 105.404,93 euros.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)