A Região de Turismo do Algarve (RTA) decidiu apostar nas aplicações móveis (apps) para potenciar a sua capacidade de comunicação e interacção com os turistas que visitam o Algarve e para tanto disponibiliza agora duas novas apps destinadas aos visitantes da região permitindo que estes acedam a informações relativas à agenda de eventos da região e à Rota Omíada.
As aplicações móveis (apps) são cada vez mais uma poderosa ferramenta de comunicação e informação, disponibilizando em suportes móveis – telemóveis tablets – soluções tecnológicas para as mais variadas necessidades dos utilizadores e constituem um instrumento indispensável para a estratégia de comunicação em particular para atingir públicos-alvo em movimento, nomeadamente, os turistas.
As duas novas apps foram desenvolvidas pela Dengun, uma empresa algarvia de tecnologia que está entre os players nacionais de maior relevo na área, e apresentadas na Bolsa de Turismo de Lisboa e de acordo com Desidério Silva “enquadram-se na estratégia da RTA de criar um conjunto cada vez mais alargado de meios tecnológicos de aproximação, acompanhamento e comunicação com os turistas que vistam a região”.
“São duas novas aplicações com capacidades distintas de disponibilizar informação aos turistas que escolhem o Algarve como destino e não serão casos únicos, uma vez que a estratégia é a de criarmos cada vez melhores e mais modernas formas de dar informação relevante a quem nos visita”, disse ao POSTAL o presidente da RTA.
Duas apps com funções públicos-alvo muito distintos
As duas apps agora disponíveis para descarga no iTunes (para iOS) e Google Play (para Android) são gratuitas e apesar de criadas com os olhos postos nos turistas podem ser muito úteis também para os residentes.
Quanto a públicos-alvo as apps apostam em destinatários muito distintos com a ‘app Eventos’ a ter um espectro de utilizadores potenciais muito abrangente e a ‘app Rota Omíada’ a estar vocacionada para aqueles que querem informações sobre esta rota transnacional que promove a compreensão do legado Árabe através de um conjunto de rotas que une simultaneamente o mundo árabe e a Europa e o Leste ao ocidente.
A ‘app Eventos’
Na ‘app Eventos’ a oferta informativa consiste num guia de eventos onde à distância de um toque no seu telemóvel ou tablet e em qualquer local com ligação à internet poderá saber tudo o que se passa na região em cada momento, de concertos e festivais, às manifestações artísticas e cultura em geral, passando pela gastronomia, desporto, feiras ou mercados.
Além de aceder à sinopse dos eventos, datas, preços e localização georreferenciada de cada evento, o utilizador pode criar alertas para a aproximação de um evento que não quer perder, partilhar a informação nas redes sociais e muito mais.
Com capacidade de actualização em permanência, este guia consegue ultrapassar as limitações de enquadramento temporal dos guias de eventos em suporte papel e os constrangimentos dos guias on-line com capacidades responsive (adaptadas a suportes móveis) mais limitadas.
A app criada à medida dos suportes móveis permite saber o que acontece na região por proximidade com a localização do utilizador, por datas, por temáticas e por localidade, adequando a resposta à necessidade do utilizador.
A Rota Omíada na palma da mão
Já a ‘app Rota Omíada’, para cujos conteúdos a RTA contou com a parceria da Direcção Regional de Cultura do Algarve, permite que o visitante interessado nesta temática aceda a enquadramentos históricos dos locais de relevo e dos percursos desta que é a uma rota exclusiva do Algarve no quadro nacional.
O que procurar e conhecer, o que ver e compreender, o que saber e reter sobre o legado regional da cultura e ocupação árabes são segredos que esta app revela ao utilizador com georeferenciação, imagens e informação cuidada e criada à medida dos suportes móveis, percorrendo mais de 300 anos de História e os 14 locais referenciados na região.
A realidade aumentada, um trunfo na comunicação com o utilizador
Em ambas as apps a funcionalidade realidade aumentada permite ao utilizador, em qualquer local, girar em 360 graus e saber em cada direcção o que é relevante em termos de informação, quer sobre os eventos da agenda regional, quer sobre os locais de destaque da Rota Omíada.
Ao apontar o telemovel ou tablet numa determinada direcção o utilizador vê surgir no ecrã em pequenos ‘pop-ups’ os destaques da agenda de eventos ou da Rota Omíada para aquela direcção cardeal, podendo escolher graus de proximidade geográfica dos destaques que lhe vão surgir no ecrã.
Esta interacção com o espaço envolvente permite saber o que importa em cada momento e em cada localização do utilizador numa relação directa com o espaço envolvente, sem necessidade de percorrer menus para fazer escolhas com base geográfica nem sempre de fácil percepção para o turista.
Se estiver em Tavira, por exemplo, bastará rodar o telemóvel para que, na ‘app Eventos’ lhe surjam os eventos agendados para aquela direcção geográfica para os vários espaços da cidade ou do concelho, ou mesmo dos concelhos vizinhos, sem ter de seleccionar previamente a sua localização através dos menus. O mesmo se aplica quanto à ‘app Rota Omíada’ podendo descobrir em 360 graus que locais de interesse pode o concelho ou mesmo a região no seu todo oferecer ao visitante sobre a temática.
Uma solução simples e eficiente numa estratégia de comunicação muito amigável em termos tecnológicos.
Para Miguel Fernandes, responsável pela Dengun, esta funcionalidade “é um instrumento muito útil para quem utiliza as apps criadas por nós para a RTA, permitindo ver de forma simples e intuitiva aquilo que pode ser realmente importante em termos de informação para cada utilizador consoante a sua localização em cada momento preciso”.
Apps estão a ser alvo de promoção junto dos turistas
E porque as apps por si só não são eficientes, uma vez que têm de ser divulgadas para que os potenciais utilizadores as possam conhecer, descarregar e utilizar, a RTA aposta na sua divulgação através de suportes de comunicação variados.
Além da divulgação no próprio sítio on-line do Turismo do Algarve a estratégia passa por disponibilizar informação sobre estas apps nos postos de turismo da região, nos suportes informativos em papel da RTA e através de meios de divulgação pontual dirigidos a públicos específicos, referiu ao POSTAL a entidade responsável pela promoção do Algarve enquanto destino turístico.
Dar a conhecer estas duas ferramentas é o desafio que se coloca para que quem visita ao Algarve possa tirar o maior proveito possível das apps agora disponibilizadas, valorizando a oferta regional na área da informação turística.
Razões de sobra para descarregar ambas as apps – ‘app Eventos’ aqui – e – ‘app Rota Omíada’ aqui – para saber a par e passo o que se passa na região em termos de agenda de eventos ou descobrir o legado árabe no Algarve.
Turista ou não vai ver quão úteis podem ser para não perder pitada do que o Algarve tem para oferecer nestas duas áreas.