A 25 de Novembro entra em circulação, nos países da área do euro, uma nova nota de 20 euros, a terceira a ser renovada pela Série Europa depois das notas de 5 e 10 euros, respectivamente em Maio de 2013 e em Setembro de 2014.
A entrada em circulação da nova nota de 20 euros não implica a troca de qualquer das notas antigas do mesmo valor. Este é um ponto em que as autoridades nacionais insistem para evitar burlas, em particular junto da população mais idosa.
Não há, pois, necessidade de trocar qualquer nota de 20 euros antiga. Se for contactado para efectuar qualquer troca de notas deverá avisar de imediato as autoridades policiais.
Em Portugal, a nova nota de 20 euros será colocada em circulação pelo Banco de Portugal, através dos balcões das instituições bancárias e das respectivas máquinas de multibanco.
As novas notas incluem elementos de segurança mais sofisticados, que proporcionam excelente protecção contra a falsificação de moeda.
Além disso, revela o Banco Central Europeu, as notas da série “Europa” foram concebidas para durar mais tempo, evitando gastos adicionais com a retirada e produção de novas notas para o mercado.
A nova série de notas de euro é denominada série “Europa” devido ao retrato da figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente, Europa, que surge impressa nas novas notas.
Não está ainda definida a data de entrada em circulação da próxima nota a ser renovada, a de 50 euros.