Duas das principais ruas do Montenegro, em Faro, vão ter nova iluminação pública, estando já as obras de instalação dos novos postes de iluminação a decorrer na localidade.
As obras que darão, literalmente, uma nova luz ao Montenegro, já decorrem na Rua Bento de Jesus Caraça – onde o POSTAL esteve com o presidente da junta de freguesia local, Steven Piedade – e de seguida passarão para a Rua Professor Egas Moniz.
Os trabalhos estão a cargo da EDP e além de procederem à colocação de novas luminárias de iluminação pública, mais eficientes e com menor impacto visual, incluem ainda a retirada dos antigos postes de iluminação e a cablagem aérea que cruzava as duas ruas da localidade.
“É uma obra muito importante para a qualidade de vida na freguesia” disse ao POSTAL Steven Piedade, “quer em termos de iluminação, que é um factor muito importante para a visibilidade dos condutores e dos peões e para a segurança durante a noite, quer no que respeita à qualidade urbanística, uma vez que os velhos postes que tinham um impacto visual significativo são retirados, tal como os cabos que davam às ruas um aspecto pouco adequado ao que hoje se exige em termos de impactos visuais”, justifica.
Intervenção da EDP foi solicitada pela Câmara
As obras que a EDP está a executar, revelou ao POSTAL o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, “resultam de um pedido da Câmara junto daquela empresa de electricidade para que este trabalho fosse realizado”.
“Pedimos à EDP que em vários arruamentos do Montenegro retirasse a cablagem aérea e procedesse à sua substituição por soluções com impacto visual menor, e fizemo-lo não só nesta freguesia como em relação a todo o concelho”, diz o autarca.
Ruas Bento de Jesus Caraça e Professor Egas Moniz vão ser requalificadas
“O avanço dos trabalhos para já nas ruas Bento de Jesus Caraça e Professor Egas Moniz prende-se com o facto destes trabalhos serem necessários para que possamos nelas intervir no âmbito do programa Faro Requalifica II, avança o autarca farense.
“Trata-se de preparar o a caminho para as intervenções posteriores ao nível do pavimento das ruas e dos passeios, para que não haja razão para, depois das ruas arranjadas, estarem a abrir-se valas para fazer obras que podem e devem ser feitas antecipadamente”, diz o presidente da Câmara, que reconhece que “a EDP tem tido com a Câmara uma boa cooperação nesta matéria e que importa assinalar”.
“Estas duas ruas vão ser intervencionadas para a respectiva melhoria dotando a freguesia de duas artérias principais completamente requalificadas”, referiu ao POSTAL em primeira mão o autarca.
O presidente da Junta de Freguesia do Montenegro avança que estas duas obras previstas para o Faro Requalifica II “são a resposta adequada da autarquia às necessidades do Montenegro e da sua população” e recorda que “na primeira fase do programa – ainda em curso – a freguesia não foi contemplada com obras na sua rede viária, ao contrário do resto do concelho”.
A falta de verbas não permitiu que este importante programa desenvolvido pela Câmara e pelo Sr. presidente Rogério Bacalhau chegasse ao Montenegro num primeiro momento, mas a autarquia garantiu ao Montenegro que no Faro Requalifica II as questões prioritárias em matéria de obra na rede viária da freguesia serão devidamente acauteladas, algo que vejo com grande satisfação porque é uma resposta às necessidades da população do Montenegro que me cabe representar e defender” sublinha Steven Piedade”.