
A nova Gare Rodoviária de Portimão, situada na Caldeira do Moinho, junto ao Mercado de Venda por Grosso, abre portas este domingo, 10 de Setembro, pelas 18.30 horas, para uma visita aberta à população que será dirigida por Isilda Gomes, presidente da autarquia local.
Num investimento superior a 270 mil euros levado a efeito pela Câmara de Portimão, o espaço resultou do aproveitamento de duas naves do mercado abastecedor para criar as condições necessárias ao funcionamento desta infra-estrutura, há muito desejada pela população de Portimão.
Em fim de obra, prevê-se que, a curto prazo, a nova gare concentre os vários serviços e empresas de transporte rodoviário a operar no concelho, por forma a que o estacionamento dos autocarros transite da actual paragem na zona ribeirinha de Portimão (que continuará a funcionar enquanto paragem) para esta nova infra-estrutura.

Sem competências técnicas e funcionais para gerir a nova gare, a autarquia firmará um acordo com a empresa Frota Azul, para garantir a adequada exploração da estrutura.
Desta forma, as paragens de autocarro na zona ribeirinha vão, para já, manter-se como o ponto de embarque e desembarque. A infra-estrutura será dotada dos serviços complementares necessários ao seu pleno funcionamento, nomeadamente serviço de táxis e ponto de informações e venda de ingressos, estando garantidas linhas do circuito urbano Vai e Vem, de modo a garantir uma efectiva ligação da nova gare ao centro da cidade e demais serviços, como a estação dos comboios, centro de saúde, hospital, a zona da Praia da Rocha, entre outros pontos de interesse.
A nova gare que ficará localizada nas proximidades da estação ferroviária e na periferia da cidade criará, deste modo, um novo circuito de mobilidade de transportes na cidade, estando a sua inauguração oficial prevista assim que os operadores garantirem o pleno funcionamento.