“Imagine abrir a torneira e não ter água. Se não agirmos agora, esta será a realidade”, é o mote da campanha de sensibilização lançada pela AdVRSA – Águas de Vila Real de Santo António, concessão do grupo Aquapor, que está comprometida em ter um papel ativo na promoção e apelo do uso responsável da água na região.
“O objetivo é apelar à necessidade de uma mudança de hábitos urgente para fazer face à escassez de água que se vive no Algarve”, explica a AdVRSA em comunicado.
A situação atual de seca prolongada no Algarve exige “a tomada de medidas de caráter urgente, que envolvem todos os utilizadores de água na região, tendo o Governo, nesse sentido, decretado medidas imediatas de contingência”.
A otimização da utilização da água e a preocupação por este recurso absolutamente essencial, acompanha a AdVRSA desde o início da sua atividade, através da implementação de várias medidas (campanhas ativas de deteção de perdas, criação de zonas de medição e controlo, implementação de ferramentas de gestão de performance de redes, campanhas de fiscalização e renovação do parque de contadores, entre muitas outras iniciativas), no sentido de maximizar a redução do desperdício e aumentar a eficiência hídrica.
Este esforço traduz-se em perdas de água inferiores a 20%, representando uma diminuição de cerca de 10% em cinco anos.
A AdVRSA tem atualmente mais de 21.700 clientes no município e gere mais de 200 quilómetros de rede de abastecimento de água no município.
Mais informação sobre a campanha no site oficial da empresa.
Leia também: Conheça as duas ilhas do Algarve que já foram uma só