O Clube de Basket de Quarteira “Tubarões” comemora 25 anos e tem atletas de todas as idades a treinar… Nos “Tubarões” não existem desculpas para ficar de fora.
Johny Makarroni, vice-presidente e treinador do clube, disse ao POSTAL que “nos “Tubarões” existem miúdos com idades que vão desde os 6 anos até pessoas com perto de 40. Depois, existe ainda um grupo que é o grupo de não federados, onde existem pessoas de todas as idades, que se juntam para treinar livremente.
Artur Figueiras e Paulo Horta foram os fundadores do clube
“Na altura em que o clube foi criado existia a imagem de que a cidade de Quarteira era um local muito associado às drogas. Na altura, o objetivo do clube era afastar os miúdos e os jovens dos maus caminhos, como é o caso das drogas. Estes valores permanecem intactos nos dias atuais dentro do clube”, afirma.
“O principal papel dos “Tubarões” é pôr os miúdos a fazerem desporto, incutir-lhes valores e ao mesmo tempo afastá-los dos maus caminhos existentes. Temos algumas histórias, de casos desses e também de miúdos com problemas familiares, problemas cognitivos, de coordenação e que através do basquetebol, do desporto e da inclusão que temos aqui no clube, conseguiram melhorar substancialmente em todos os aspetos”.
No ano passado o clube inscreveu cerca de 210 atletas na Associação de Basquetebol do Algarve, tendo sido o segundo clube com mais pessoas inscritas.
“A época começou agora em setembro mas já temos cerca de 150 atletas inscritos”, realça o treinador.
“Para além da dimensão que o clube tem no concelho de Loulé e até a nível nacional, existe um aspeto muito importante que é necessário realçar: a forma exemplar como estamos no desporto. É raro existirem problemas com os nossos atletas”.
O clube dos “Tubarões” treina no Pavilhão da Escola Secundária Laura Aires e no pavilhão da Escola São Pedro do Mar, em Quarteira. Depois existem pólos em Almancil e Loulé.
O basquete contribui para a manutenção de um estilo de vida saudável
O basquete contribui para a manutenção de um estilo de vida saudável. Segundo o treinador Johny Makarroni, “o basquetebol é um desporto coletivo muito importante porque nos ensina a saber perder, a cooperar e ajudar, a saber ouvir e falar. Para além disso, é provavelmente dos desportos onde se queima mais calorias”.
Johny Makarroni afirma que “muitas vezes existem casos de miúdos com excesso de peso ou com problemas de coordenação que evoluem muito favoravelmente devido à frequência desta modalidade desportiva”.
O Clube de Basket “Tubarões” organiza vários eventos ao longo do ano. Para fechar a época é organizado um campo de férias que decorre entre a última semana de junho e a última semana de agosto.
As crianças podem participar em várias atividades como o paintball, canoagem, safari e até irem ao Aquashow. “Este campo de férias é considerado um dos melhores a nível regional e temos recebido cada vez mais pessoas de outras zonas do Algarve e também de outros países como a Suíça, Rússia ou Irlanda”, afirma o treinador.
“Tenho consciência de que no campo de férias podia pedir valores muito mais elevados do que aqueles que são praticados atualmente, no entanto, assim não estaria a trabalhar para a comunidade porque sei que existia muita gente que não o poderia pagar. É preciso salientar que no clube estamos a trabalhar para todos e não queremos que fique ninguém de fora”, afirma.
“Abdico de muita da minha vida pessoal pelos miúdos”
Johny Makarroni não tem dúvidas: “o basquetebol é um desporto que muda mesmo a vida de quem o pratica!”
“Eu acho que sou um influenciador, alguém que pode mudar a vida dos miúdos para melhor. Eu posso incentivá-los, influenciá-los e levá-los a mudar hábitos, comportamentos e maneiras de agir e pensar e isso é muito importante”, afirma com um característico brilho nos olhos.
Deixo um convite a todos aqueles que quiserem praticar basquetebol: “apareçam… As portas estão sempre abertas e podem experimentar dois ou três treinos sem qualquer compromisso”.
“Há quem acredite em Deus, há quem acredite numa força superior… Eu acredito no basquete. É esta a minha crença. Abdico de muita da minha vida pessoal pelos miúdos e espero que um dia quando eu não estiver aqui, alguém possa dar continuidade a este projeto que efetivamente muda vidas”.
Para obter mais informações sobre o Clube de Basket de Quarteira “Tubarões” aceda ao site ou visite a página de facebook. Pode ainda enviar um email para o clube.
(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)