Tirar uma fotografia a flutuar no Mar Morto é o sonho de muitos viajantes, mas voar para o Médio Oriente pode sair caro, pelo que alguns turistas colocam a viagem na gaveta. Apesar de o ambiente ser diferente, agora já é possível ter em Portugal a experiência de flutuar como se estivesse no Mar Morto. De salientar que este mar que se encontra entre Israel, a Palestina e a Jordânia permite que as pessoas flutuem devido à elevada quantidade de sal na água, que interfere na sua densidade.
Se para flutuar é necessário água e grandes quantidades de sal, melhor do que o Oceano Atlântico só mesmo uma salina. É lá que poderá ter a experiência de flutuar como no Mar Morto. Numa viagem até Castro Marim, no Algarve, aproveite para visitar a salina da Barquinha, onde se encontra o SPA que lhe permite ir a banhos em águas com quase 10 vezes mais sal do que a água do mar.
Ali, a atividade mais conhecida é o banho mineral flutuante, que se realiza nas piscinas de sal. Depois de lhe oferecerem uma almofada, pode entrar num dos dois tanques que se encontram disponíveis para flutuar. De acordo com o blog Viaje Comigo, a água destes tanques é geralmente quente, uma vez que se encontra a temperaturas entre os 25 e os 35 graus. De qualquer forma, no outono, a temperatura da água tende a diminuir.
A experiência de flutuar como no Mar Morto custa oito euros, mas poderá também usufruir de outros serviços com preços diferentes. Entre eles está a aplicação de argila salina (oito euros), uma sessão de ioga (a partir de 10€) e uma massagem (a partir de 45€). Note ainda que é possível juntar à sua experiência de SPA uma visita guiada a estas salinas algarvias, onde é dado a conhecer todo o processo envolvido na criação do sal marinho e da flor de sal.
Leia também: Este é o ponto mais a sul de Portugal Continental e tem a praia com a água mais quente do país