A freguesia que continua a dar cigarros às crianças no Dia de Reis não fica no Algarve nem está nas suas imediações. Falamos de Vale de Salgueiro, que se situa no município de Mirandela, no norte de Portugal. Com 344 habitantes, Vale de Salgueiro mantém esta tradição, que causa alguma estranheza, não apenas no nosso país, mas também no estrangeiro.
Agora foi a vez do jornal espanhol, El Mundo, falar deste hábito que parece resistir à passagem do tempo. O vídeo partilhado numa outra altura pela agência noticiosa, France-Presse, mostra algumas crianças de Vale de Salgueiro de cigarro na boca. O autarca local, Carlos Cadavez, defende esta tradição, alegando que não causa qualquer desconforto aos habitantes.
O autarca explica ainda que esta é uma prática muito antiga que simboliza a passagem para a tão aguardada fase adulta. Assim sendo, nos dias 5 e 6 de janeiro de cada ano é comum ver crianças a fumar em Vale de Salgueiro. Para além desta tradição, estes dias são marcados por muita música, dança e fogos de artifício.
Apesar de criticada em Portugal e no estrangeiro, a tradição de dar cigarros às crianças no Dia de Reis, nesta freguesia, trata-se de uma herança cultural que une as várias gerações.
Leia também: Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para janeiro
Veja aqui o vídeo que retrata esta tradição: