Foi esta semana que a consultora britânica, SportsPro Media, publicou a lista das 50 maiores estrelas do marketing, a nível mundial. O ranking integra apenas personalidades desportivas e é referente ao presente ano civil. Quanto ao líder do ranking, se esperava ver o internacional português Cristiano Ronaldo, ou o argentino Leonel Messi no topo da tabela, saiba que nem um, nem outro levou a medalha de ouro para casa.
Não é a primeira vez que a ginasta americana, Simone Biles, é apontada como a maior estrela do marketing. Em 2021 foi a sua estreia enquanto líder do ranking divulgado pela SportsPro Media e três anos depois volta a repetir o feito.
Tal como avança o Mais Futebol, os critérios avaliados pelos consultores foram a “força da marca” e as “receitas de patrocínio”, incluindo a capacidade global de cada um deles e o mercado potencial que atingem, tanto em termos de seguidores nas redes sociais como em termos económicos. Os consultores tiveram também em conta os movimentos sociais ou ambientais dos quais fizeram parte as várias personalidades do mundo do desporto.
Refere ainda o Mais Futebol que, mesmo deixando apenas na lista os nomes dos que fazem parte do futebol, nem Ronaldo, nem Messi entram no top 3 do ranking. Enquanto o jogador argentino ficou em quinto lugar, Cristiano Ronaldo alcançou a nona posição. Note que o craque português já venceu este ranking em 2022.
Dos 50 nomes divulgados, 28 são profissionais masculinos e 22 são profissionais femininos, tendo a avaliação seguido o mesmo critério de género. O futebol foi a modalidade mais reconhecida neste ranking, visto que viu 15 atletas serem distinguidos nesta lista.
Leia também: Conheça a moeda de 1 centavo português que pode ter em casa e que vale 85.000€