O Navio-Escola Sagres recebeu 2.866 visitas durante as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, no Rio de Janeiro, entre 4 ea 11 de setembro.
Durante a permanência do navio no Brasil, o chefe do Estado-maior da Armada (CEMA), almirante Gouveia e Melo, visitou o navio onde teve uma reunião bilateral a bordo com o 2.º Comandante da Marinha Colombiana, Almirante Rozo.
No dia 9 de setembro, realizou-se uma receção a bordo, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que contou com a presença do almirante CEMA, do Embaixador de Portugal em Brasília, Dr. Luís Faro Ramos, e de representantes da comunidade portuguesa.
Desta participação do NRP Sagres nas comemorações da Independência do Brasil, a Marinha destaca “a presença na Parada Naval, que se traduziu num desfile de mais 20 navios desde a Barra da Tijuca até à Praia de Copacabana e a Revista Naval passada pelo Presidente do Brasil que envolveu 12 navios da Marinha do Brasil e 11 de marinhas amigas, na Baía de Guanabara”.
O navio prossegue a sua missão rumo ao Mindelo, em Cabo-Verde, onde permanecerá entre 3 e 6 de outubro, após uma travessia oceânica de 23 dias.
O Navio-Escola Sagres é comandado pelo capitão-de-fragata Mário António Fonte Domingues e conta com uma guarnição de 106 elementos.