Álvaro de Campos Petiscaria é o nome do novo espaço tavirense que promete encantar turistas e residentes. Com um ambiente diferente, produtos tradicionais e até festas temáticas, a petiscaria pretende dar a conhecer o que de melhor se produz no Algarve e no país e deliciar os visitantes com os sabores tipicamente portugueses.
A Álvaro de Campos Petiscaria vai abrir na próxima segunda-feira, 9 de dezembro, na Rua da Liberdade, em Tavira, com um conceito renovado.
Maura Santos, proprietária do espaço, explicou ao POSTAL que “eu já tenho este espaço há seis anos. O estabelecimento foi sofrendo uma evolução gradual. Primeiramente abriu como coffee shop e depois passou a restaurante. Foram sempre os clientes que ditaram o que devíamos fazer”.
A chefe Maura Santos explicou ao nosso jornal que “devido a assuntos pessoais, cedeu a exploração do espaço ao Chefe Luís Brito e João Dias, dos restaurantes ‘A ver Tavira’ e ‘ À Mesa’ ” e que “regressou este ano com um conceito renovado”.
“Eu identifico-me muito com aquilo que é nacional e gosto bastante de acolher os turistas e passar-lhes um pouco daquilo que é a nossa cultura. Neste espaço sempre fizemos festas temáticas a explicar quem é Álvaro de Campos e a dar a conhecer um pouco das nossas tradições e costumes”, explicou.
O novo conceito passa por adotar aquilo que é tradicional
“Este ano quis apostar numa linha mais tradicional, fugindo um pouco daquilo que é contemporâneo. O meu objetivo é mesmo apresentar um conceito mais tradicional”, afirma Maura Santos.
A responsável salienta que “a ideia é recriar as tabernas antigas mas com uma apresentação mais cuidada e onde os nossos clientes vão ter um menú baseado em produtos locais e nacionais”.
A chefe Maura Santos explica que “o menu foi minuciosamente criado com o objetivo de dar a conhecer o que de melhor se produz em Portugal, numa gastronomia mediterrânica que se quer simples, com receitas tradicionais”.
“Vamos diretamente ao produtor buscar os nossos produtos, na sua grande maioria de fabrico artesanal”, acrescenta.
“Do primo Jorge vem o porco preto, do Sr. Zé as ostras, da queijaria de São Brás o queijo fresco, do lagar do Sr. Manuel o azeite, e assim se constrói o nosso menu”, explica.
“Oferecemos uma garrafeira exclusiva e nacional, onde poderá encontrar vinhos de produção local, de castas 100% nacionais, de produção manual onde a uva é pisada como antigamente, vinhos com carácter, vinhos subtis ou,como a nossa sommelier Maria descreveu “vinhos fora da caixa”.
O novo espaço vai ter ainda uma zona de charcutaria, onde vão ser vendidos enchidos, queijos e outros produtos tradicionais.
“Vamos ainda ter uma cerveja artesanal que é uma receita nossa e que está a ser elaborada com uma empresa de São Brás de Alportel”, complementa.
A Chefe Maura Santos refere que a “ideia é apostar nos produtos artesanais, ir buscar as receitas de antigamente e reproduzi-las de forma simples e com todo o sabor”.
“Queremos que saiba que o fazemos sempre com paixão tanto pela gastronomia portuguesa, como pela nossa cultura, procurando proporcionar experiências únicas e momentos inesquecíveis de confraternização. Esta mutação visa o enaltecimento das nossas tradições, através das nossas festas temáticas, como as noites de Fado e as noites de Vinho & Poesia e do nosso novo menu”, afirma a proprietária.
A responsável deixa o convite: “venha embarcar nesta viagem cultural e gastronómica, onde o Álvaro de Campos, heterónimo do grande poeta Fernando Pessoa é o anfitrião, novamente pelas mão da Chef Maura Santos. Preparámos um ambiente tradicional e acolhedor para si e para todos os nossos clientes”.
“Contamos com uma vasta experiência no acolhimento, com a parceria da casa museu Fernando Pessoa, em Lisboa damos a conhecer a vida e obra daquele que foi o maior poeta de língua portuguesa”, conclui.
(Stefanie Palma / Cristina Mendonça)