O Município de Tavira aderiu ao exercício “A Terra Treme”, promovido, anualmente, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). A edição deste ano realiza-se, no dia 5 de novembro, pelas 11:05, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.
“Esta iniciativa procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas”, explica a autarquia em comunicado.
Tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.
Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), em qualquer local onde se encontrem. E para que a organização possa acompanhar os participantes em todo o país, a autarquia tavirense convida “todos os interessados a efetuar o seu registo no site www.aterratreme.pt“.
“Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco”, alerta.
Leia também: Costuma fazer transferências por Multibanco? Saiba o limite máximo permitido