No Dia da Criança, em Lagos, foram “devolvidos” às crianças do concelho alguns dos parques infantis que estiveram em reabilitação com vista a oferecer melhores condições aos munícipes mais jovens.
No próximo dia 4, a autarquia e a Junta de Freguesia de São Gonçalo promovem mais celebrações alusivas ao Dia da Criança, no Parque do Anel Verde, com insufláveis, pinturas faciais e outras surpresas.
Nesta primeira fase de reabilitação dos Espaços de Jogo e Recreio (EJR), habitualmente conhecidos por Parques Infantis, e cuja empreitada começou no início de Maio, foram intervencionados os seguintes equipamentos: Parque da Cidade, Parque da Ameijeira Verde, Parque do Porto de Mós, Parque Aventura, Parque do Bairro 25 de Abril, Parque de Espiche e Parque da E.B. 1 da Luz.
Na fase seguinte, que deve estar concluída no final do mês de Junho, será a vez do Skate Park de Almádena e dos seguintes Parques Infantis: Centro Cultural de Barão de São João, Bensafrim, Torre, Odiáxere – Largo dos Passarinhos, Odiáxere – Centro de Saúde, bem como o localizado na Rua Manuel Teixeira Gomes (junto ao Centro de Emprego).
Com esta intervenção, cujo investimento previsto é de 69.545€, o município pretende colocar de uma só vez todos os EJR em conformidade com os requisitos legais, não excluindo a possibilidade de desactivar aqueles que já não ofereçam condições de reabilitação.
A aposta na protecção dos parques infantis
O município tem um grupo de trabalho que regularmente se desloca aos equipamentos, efectua o levantamento das anomalias e desencadeia as acções de manutenção e reparação.
Contudo, para que a resposta em termos de manutenção e reabilitação no futuro seja eficaz e acompanhe o ritmo de deterioração dos EJR (tratando-se de equipamentos colocados em espaço público, os mesmos – para além do desgaste causado pela sua utilização normal e pela exposição às condições ambientais – estão sujeitos a actos de vandalismo que fazem com que a realidade diagnosticada pelos serviços evolua mais depressa do que as acções de manutenção ou reparação), o município encara a possibilidade de adquirir serviços de inspecção e manutenção periódica (preventiva e curativa) a empresas da especialidade que estão especificamente vocacionadas para este segmento, conseguindo responder com maior eficácia e eficiência às situações identificadas.
As actividades do Dia da Criança
No que diz respeito às actividades propriamente ditas para a comemoração do Dia da Criança, no dia 1, o Centro Ciência Viva de Lagos promoveu a acção “Meias com Ciência – Um Mundo aos Teus Pés”, em que os cientistas do primeiro ciclo, calçando apenas meias, e equipados com pinças e recipientes próprios, recolheram do Jardim das Descobertas, amostras que depois analisaram na lupa binocular do Centro de Ciência Viva.
(Com Ricardo Claro)