No passado dia 25 de setembro, o Município de Albufeira recebeu, no II Congresso Cidade Social em Santa Maria da Feira, o Prémio de Excelência Autárquica pelo trabalho desenvolvido na área da Educação com o “Projeto SER”.
Esta iniciativa tem por objetivo reconhecer e incentivar as boas práticas no âmbito das atividades e programas desenvolvidos pelas autarquias, nas áreas do Desporto; Ação Social; Turismo; Cultura; Educação e Juventude.
A vereadora Cláudia Guedelha fez uma breve apresentação do projeto, que se encontra registado no IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais.
O “Projeto SER”, implementado nas escolas do concelho de Albufeira em 2017, destina-se a todos os níveis de ensino (do Jardim de Infância ao Secundário); envolvendo, igualmente, os Centros de Aprendizagem e ações no âmbito do acompanhamento individual, comportamentos desafiantes, famílias e pessoal docente e não docente.
Dividido em treze programas distintos, o projeto utiliza modelos e técnicas adaptadas a cada área de intervenção, de acordo com a faixa etária dos participantes e as suas necessidades particulares, quer a nível individual quer em contexto de grupo.
Cláudia Guedelha sublinha que o projeto visa apoiar a gestão das emoções. “Gerir a ansiedade e as emoções, aprender a ter autocontrolo, socializar com outras crianças e adultos e fomentar a autoestima são alguns dos objetivos do “Projeto SER”, desenvolvido pelo Município de Albufeira, dentro e fora da sala de aula” realça, considerando que o projeto é de extrema relevância “para o desenvolvimento integral das crianças e dos adultos com repercussões muito positivas ao nível do desenvolvimento da sociedade no seu todo”.
A autarca frisou que “este foi um momento riquíssimo de partilha de informações, de crescimento pessoal e de networking, pela possibilidade de conhecer vários exemplos de boas práticas desenvolvidas pelos vários municípios presentes na cerimónia. “Estes programas são muito importantes em termos de benchmarking, de podermos aprender uns com os outros e de darmos a conhecer o nosso trabalho, que aproveito para destacar deve muito a esta equipa fantástica de técnicos da autarquia”.
De acordo com a entidade organizadora, “o Prémio de Excelência Autárquica visa reforçar a importância de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos territórios, sendo que ao darmos visibilidade a estas iniciativas, inspiramos outras autarquias a seguirem estes exemplos de sucesso, fomentando a partilha de conhecimentos e práticas que beneficiam a sociedade como um todo”.
O Regulamento dos Prémios de Excelência Autárquica pretende criar um conjunto de procedimentos inerentes ao reconhecimento de boas práticas autárquicas que, quando validadas, farão parte de um Observatório da Dinâmica das Autarquias Portuguesas.
Leia também: Dê uma vista de olhos na carteira. Esta moeda rara de 2€ pode valer mais de 2.500€