O município de Albufeira mostra-se “preocupado” com os turistas e pretende “criar todas as condições para continuar a ser um destino seguro”. Uma das medidas passa por “consciencializar os banhistas para os eventuais perigos associados às falésias”, diz a autarquia em nota de imprensa.
A campanha de sensibilização já arrancou e prolonga-se até dia 26 de Agosto em todas as praias do concelho.
Todos os anos, durante os meses de maior concentração de turistas – Julho e Agosto – o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Albufeira promove uma campanha de sensibilização sobre os perigos e os cuidados a ter com as arribas.
A campanha que teve início no dia 1 de Julho, nas praias do Inatel e Alemães, prolonga-se até dia 26 de Agosto, conta com os apoios da Autoridade Marítima, Polícia Marítima e Associação de Nadadores-Salvadores de Albufeira (ANSA).
A iniciativa consiste na distribuição de folhetos bilingue (português/inglês), destinados a informar os banhistas sobre os principais perigos associados às arribas e as melhores formas de os prevenir.
O objectivo passa por promover o conhecimento dos riscos e chamar a atenção de todos para a necessidade de evitar a permanência em locais considerados instáveis, respeitando a sinalização existente nas praias. Paralelamente, os banhistas são aconselhados a frequentar somente praias vigiadas.
“Se está de férias em Albufeira fique atento! Conheça os conselhos que o SMPC tem para lhe dar. A sua segurança e a segurança da sua família estão em primeiro lugar! Proteja-se!”, apela a autarquia em nota de imprensa enviada às redacções.