A capital do distrito será a décima cidade portuguesa a receber o Roadshow Movimento Mais para Todos, um projecto que segundo a organização tem como principal objectivo, “sensibilizar, educar e formar as comunidades para as temáticas da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, incentivando a integração de escolhas socialmente responsáveis no dia a dia de cada vez mais pessoas”.
Entre 12 e 14 de Setembro, a população pode assistir a acções de sensibilização, rastreios gratuitos de diagnóstico de saúde, havendo ainda formações para a capacitação de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSs) locais.
Com um programa completo de três dias o Roadshow Movimento Mais Para Todos conta com a participação da Câmara local, que colabora activamente nas sessões, e também de parceiros institucionais e de empresas e escolas locais, demonstrando que as boas acções e as escolhas socialmente responsáveis podem efetivamente fazer a diferença na vida da comunidade. As acções decorrem no Auditório do Museu Municipal de Faro.
O programa inicia-se com um dia de conferências/debates entre as várias partes interessadas sobre responsabilidade social, nomeadamente representantes do tecido empresarial, instituições académicas, representantes da economia social, organizações não governamentais entre outros elementos da comunidade local. Este dia tem como objectivo estimular as parcerias para o desenvolvimento local demonstrando o contributo das organizações para a sustentabilidade, o contributo da economia social para a inserção e desenvolvimento local, como mobilizar as empresas para o terceiro sector e inclui ainda uma sessão sobre escolhas socialmente responsáveis.
O segundo dia é dedicado à capacitação das IPSSs, onde, através da “Academia Lidl Mais para Todos”, se pretende habilitar as instituições dos vários distritos com ferramentas de gestão, organização e comunicação, ensinando-as a procurar e candidatarem-se a financiamento e incentivando-as também à criação de redes de cooperação entre elas e os vários actores da sociedade civil. A capacitação é um dos principais enfoques nesta segunda edição do roadshow, tendo proporcionado já a 135 IPSSs ferramentas que as capacitam para se posicionarem de forma mais eficiente e eficaz na ajuda que prestam.
O dia da comunidade é aberto a todos os cidadãos do distrito e é dedicado à sensibilização para o tema das escolhas socialmente responsáveis, um dos pilares da responsabilidade social do Lidl, procurando, de igual modo, incentivar para hábitos de vida mais saudáveis através de rastreios gratuitos de diagnóstico de saúde junto da população, como o rastreio de glicémia, de hipertensão arterial e sensibilização para temas como HIV, diabetes, cancro e importância dos primeiros socorros.
De acordo com Vanessa Romeu, directora de comunicação e responsabilidade social do Lidl, a entidade por detrás desta iniciativa, “este Roadshow está a ter um grande impacto, em especial na vertente de capacitação. Ao longo dos últimos anos tem sido evidente a necessidade do terceiro sector de ganhar competências para serem mais eficientes e eficazes e consequentemente assegurarem melhor qualidade na ajuda que prestam. Estes princípios estão no ADN da marca Lidl e por conseguinte faz todo o sentido investir em dotar um sector tão importante para a sociedade de competências. Adicionalmente, a comunidade deve ser mobilizada na sua totalidade para um desenvolvimento sustentável, com as mesas redondas procuramos contagiar a sociedade civil com este espírito.”