O Algarve foi o destino escolhido pelo movimento “Save the Travel Industry” (“Rettet die Reisebranche”), iniciativa que nasceu na Alemanha, fruto da união dos profissionais do setor do turismo, para demonstrar como é possível viajar e fazer férias em segurança neste momento atípico que ainda atravessamos.
Seis representantes de reconhecidas agências de viagens do mercado alemão, que integram este movimento, estão na região, durante uma semana, de 18 a 25 de abril.
O convite surgiu por parte do Turismo do Algarve e do operador turístico Olimar que, reconhecendo a importância desta aliança e partilhando as mesmas preocupações, viram aqui a oportunidade para colaborar na persecução do objetivo em causa e para consolidar o posicionamento da região como um destino seguro e totalmente preparado para voltar a receber turistas.
Através desta visita, “os participantes terão a oportunidade de ficar a conhecer alguns dos principais locais de interesse turístico do destino e de observar, no terreno, o cumprimento das diversas medidas de higiene e segurança que foram implementadas em toda a região para prevenção e controlo da pandemia, desde a chegada no Aeroporto de Faro, e que se estendem a todas as empresas e atividades ligadas ao setor do turismo”, explica a Associação de Turismo do Algarve (ATA).
Assumindo como objetivo a luta pelo futuro e pela sobrevivência da indústria do turismo, o movimento “Save the Travel Industry” está a ter um grande impacto no mercado alemão e a ser alvo de muita atenção por parte da imprensa especializada, razão pela qual as expectativas em torno desta visita ao Algarve são muito positivas.
“É para nós um motivo de enorme orgulho termos sido o destino escolhido como exemplo para mostrar que é possível continuar a viajar e a fazer turismo com toda a segurança”, revela João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, acrescentando que “esta visita é um sinal de reconhecimento de todo o trabalho que desenvolvemos, em conjunto com os agentes do setor e da proteção civil da região. Queremos que quem nos visita se sinta seguro e confiante. Acreditamos que a visibilidade desta ação contribuirá para passarmos essa mensagem junto daquele que é um dos nossos maiores mercados emissores”.
Ao longo da sua estadia no Algarve, os participantes vão percorrer vários pontos da região e realizar diferentes atividades que revelam a diversidade e a riqueza da oferta turística do destino. Caminhar pela Rota Vicentina, passear por praias de paisagens distintas, velejar de catamarã no Parque Natural da Ria Formosa, percorrer o trilho pedestre dos “7 vales suspensos”, visitar os mercados locais, descobrir os sabores da gastronomia algarvia, fazer uma prova de vinhos regionais e relaxar em várias unidades hoteleiras são apenas algumas das propostas incluídas no programa organizado pelo Turismo do Algarve, com vista a surpreender os profissionais alemães.
Durante a visita, os vários agentes serão acompanhados por um operador de câmara e por um fotógrafo, que ficarão responsáveis pela captação de imagens e criação de conteúdos, que serão depois partilhados nas redes sociais e no website do movimento “Save the Travel Industry”.
Sobre a ATA:
A Associação Turismo do Algarve (ATA) é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos desenvolver, promover e divulgar o Algarve como destino turístico junto dos mercados externos. Tendo por base um trabalho conjunto e sincronizado realizado entre entidades públicas e privadas para a definição de objetivos e de um plano de promoção comuns, a atividade da ATA materializa-se no estudo, na organização e desenvolvimento de ações específicas junto de públicos estratégicos.