Espaço e palco é o que se vai dar à juventude durante o mês de Maio, em Olhão, em mais uma edição do “Mostra-te”, uma iniciativa que pretende fazer da cidade cubista a capital da juventude por terras algarvias durante a iniciativa.
Em conjunto, a autarquia e a Casa da Juventude de Olhão, vão pelo quatro ano mostrar todo o potencial da juventude e dar-lhe voz e visibilidade num calendário de eventos que promete prolongar-se mês afora.
O arranque está previsto para o próximo dia 1, na Praça Patrão Joaquim Lopes (junto à estátua de Floripes) às 22 horas, com a iniciativa Cinema ao Largo, que consiste na projecção de filmes sobre Olhão antigo. Para o dia seguinte está agendada a abertura de uma mostra de artesanato no Mercado do Levante, durante a manhã, e no Auditório Municipal de Olhão, a partir das 21.30 horas, com entrada gratuita, terá lugar a III Gala Palco Aberto, com jovens músicos seleccionados no ano anterior.
Prometidas estão iniciativas diárias e presença do “Mostra-te” em vários locais emblemáticos da cidade, ao ar livre e nos edifícios municipais.
Música, dança, cinema, teatro, desporto, entre muitas outras artes e ideias, estão previstas num cardápio pensado para pôr a juventude na rua e em contacto directo com a comunidade.
De acordo com a autarquia liderada por António Pina, “a iniciativa pretende evidenciar as potencialidades dos jovens olhanenses, levando-os a ‘mostrarem-se’ ao exterior”.
A Câmara refere que o projecto “tem vindo a crescer e cada vez são mais os jovens que se querem apresentar e mostrar o que sabem fazer, bem como os parceiros institucionais que lidam com a juventude local, e que, este ano, são cerca de 80”.
O município, através da Casa da Juventude de Olhão, que comemora no próximo dia 20, o 11º aniversário, aposta cada vez mais nesta iniciativa e nos valores que lhe estão subjacentes, ou seja, “proporcionar as condições aos jovens de demonstrarem toda a sua irreverência, capacidade e empreendedorismo”.