Monchique ganhou o prémio Terra Culinária 2016, uma distinção que assinalar o Município que apresente o melhor plano de promoção e preservação da sua herança gastronómica, numa iniciativa que é fomentada pela Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) em parceria com o Turismo de Portugal e a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
O prémio foi entregue ao autarca Rui André em Évora durante o Congresso Nacional de Turismo de Culinária que decorreu de 7 a 9 de Outubro.
Assim Monchique ostentará o titulo de “Terra de Culinária do Ano”, partilhando-o em iniciativas locais como forma de atrair turistas nacionais e estrangeiros e logo, dinamizar a economia regional, refere a autarquia local.
A escolha recaiu sobre o plano apresentado pela Câmara de Monchique “Monchique Gastronómico 2016”, estratégia integrante da marca turística do concelho “O Topo do Algarve”, a qual integra para além deste sector agora distinguido, o turismo Cultural, de Saúde e Bem-estar e de Natureza, todos com uma estratégia, objectivos e iniciativas muito bem definidas.
Segunda a Câmara liderada por Rui André o prémio agora recebido, “põe em evidencia um trabalho concertado entre vários agentes locais, quer sejam públicos, privados e associativos que se envolvem em torno de um legado muito importante e que é, sem dúvida, um dos grandes atractivos do concelho”.
No próximo ano, anuncia a autarquia, “o concelho de Monchique vai honrar este prémio e promover a sua herança gastronómica nos seus mais variados eventos e comemorações”.
“Pretendemos aprofundar os aspectos culturais associados, alargar o leque de ofertas em torno da gastronomia de Monchique e difundir pelo país e estrangeiro as nossas tradições, articulando sempre com os outros segmentos da estratégia turística local e também regional. Este Prémio “Monchique Terra de Culinária” coloca-nos no maior palco enquanto a terra da melhor gastronomia, dos melhores produtos, e também da melhor e mais genuína forma de receber quem nos visita”, referiu o autarca Rui André, minutos depois da vitória.