O Festival MED foi nomeado para a 3ª edição dos Portugal Festival Awards nas categorias de “Melhor Festival de Média Dimensão” e “Melhor Festival Urbano”.
Nestas nomeações, cujos vencedores serão conhecidos após a votação do público, o MED de Loulé irá ter como concorrentes directos alguns dos mais emblemáticos festivais de música do país.
No que diz respeito ao “Melhor Festival de Média Dimensão”, pretende-se distinguir os festivais que, apesar de não serem tão grandes como aqueles que movimentam verdadeiras multidões, despertam paixões um pouco por todo o lado, graças ao seu carácter mais intimista. Uns começaram por ser pequenos e foram expandindo com o aumento de popularidade, outros são praticamente rituais anuais de mística e música para quem os visita. Este é, de resto, o espírito do Festival MED.
Já na categoria “Melhor Festival Urbano”, o festival algarvio, que decorre em pleno Centro Histórico de Loulé, concorre por exemplo ao lado do NOS Alive, vencedor em 2014. A proximidade com os centros urbanos atrai festivaleiros de todas as proveniências, devido à facilidade de acesso e ao conforto garantido. “Os festivais urbanos trazem vida e cor à selva urbana e sincronizam a experiência festivaleira com as estruturas das cidades, oferecendo uma alternativa à praia e ao campo”, considera a organização.
As votações são feitas em http://portugalfestivalawards.pt/votacao2015/
Portugal Festival Awards premeia os melhores festivais de música no país
Segundo afirma a autarquia louletana, “estas duas nomeações são fruto do trabalho desenvolvido pela Câmara de Loulé no sentido de valorizar os eventos que acontecem no concelho, com destaque para o Festival MED”.
“Em 2015 este Festival teve uma das suas melhores edições de sempre, não só em termos de afluência de público mas também das críticas positivas do público e da Comunicação Social relativamente à qualidade do cartaz do Festival e à organização do mesmo”, acrescenta.
Reconhecer o esforço envolvido na produção de festivais de música e, para isso, premiar os que mais se destacaram, em várias categorias, bem como contribuir para divulgar os festivais que se realizam em Portugal, cá dentro e lá fora, sejam pequenos ou grandes, de nicho ou mainstream, no continente ou nas ilhas, são os principais objectivos dos Portugal Festival Awards.
Refira-se que os Portugal Festival Awards integram 12 categorias em que a escolha é feita apenas pela votação do público: “Melhor Festival de Grande Dimensão”, “Melhor Festival de Média Dimensão”, “Melhor Festival de Pequena Dimensão”, “Melhor Micro-Festival”, “Melhor Festival Urbano”, “Melhor Festival Não Urbano”, “Melhor Festival Académico”, “Melhores WC’s”, “Melhor campismo”, “Melhor Actuação ao Vivo – Artista Internacional by FUEL TV”, “Melhor Actuação ao Vivo – Artista Nacional by Antena 3”, “Melhor Actuação ao Vivo – Artista Revelação by Antena 3”.
Existem ainda seis categorias em que os vencedores serão escolhidos pelo júri: “Contribuição para a Divulgação da Música Portuguesa by FNAC”, “Contribuição para o Turismo by Get a Fest!”, “Melhor Cartaz by Casal Gracia”, “Festival Mais Sustentável”, “Melhor Activação de Marca” e “Melhor Comunicação”. Fazem parte do júri alguns nomes prestigiados das áreas da música, dos media, do turismo, da sustentabilidade e da publicidade, como Zé Pedro (Xutos&Pontapés), Álvaro Costa, Ana Teresa Ventura, Rita Carmo, TóTrips, Valete, Vítor Belanciano, BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.
As votações devem ser feitas em http://portugalfestivalawards.pt/votacao2015/
Os vencedores serão anunciados no dia 17 de Novembro, pelas 21.30 horas, no Cinema S. Jorge, em Lisboa.