A McDonald’s está a dar um passo importante rumo a um futuro sem caixas humanos, com o lançamento de um novo tipo de restaurante nos Estados Unidos. A cadeia de fast food está a introduzir postos de pedidos digitais que aceitam dinheiro e devolvem troco, permitindo que a maioria dos clientes evite completamente o atendimento ao balcão. Saiba melhor como funcionará esta inovação neste artigo, que conta com o apoio da Executive Digest.
Embora muitos dos restaurantes da marca já tenham quiosques de pedidos, os clientes que pagam em dinheiro ainda têm de se dirigir ao balcão para concluir a compra com a ajuda de um funcionário. O novo modelo, que já está a ser testado em alguns locais, pretende reduzir ainda mais a necessidade de caixas, libertando os colaboradores para outras tarefas, como o serviço de mesa, conforme relatado pela Bloomberg.
No novo conceito, os ecrãs atrás do balcão, que costumavam mostrar o menu completo, vão destacar apenas certos produtos e encorajar os clientes a utilizarem os quiosques ou a aplicação para fazer os seus pedidos. A McDonald’s garantiu, no entanto, que os clientes que preferirem continuar a fazer o pedido no balcão poderão fazê-lo, e os menus em papel estarão disponíveis mediante solicitação.
A adoção deste novo formato é opcional para os franqueados, que gerem cerca de 95% dos restaurantes McDonald’s nos Estados Unidos. A empresa ainda não estabeleceu um calendário para uma implementação mais abrangente a nível global.
O McDonald’s, fundado em 1940 por Richard e Maurice McDonald na Califórnia, começou como um simples restaurante de hambúrgueres. No entanto, foi em 1955, quando Ray Kroc se juntou à empresa como franqueador, que a marca se expandiu significativamente, tornando-se uma das maiores cadeias de fast food do mundo. Kroc comprou o McDonald’s aos irmãos McDonald em 1961 e transformou-o numa gigante global, introduzindo o conceito de uniformidade em todos os seus restaurantes, garantindo que os clientes tivessem a mesma experiência, independentemente da localização.
O primeiro restaurante fora dos Estados Unidos abriu em 1967 no Canadá, e a marca chegou a Portugal em 1991, com a abertura do primeiro restaurante em Cascais.
Leia também: Alerta europeu para o consumo deste camarão: “A ordem é para que ninguém os consuma”