A Marinha Portuguesa, em coordenação com o Capitão do Porto de Olhão, conduziu na tarde deste domingo uma operação de apoio a um veleiro de bandeira alemã que se encontrava em dificuldades junto à Ilha da Culatra. A embarcação, impossibilitada de manobrar após ficar presa em artes de pesca, recebeu auxílio da Estação Salva-vidas de Olhão, mobilizada pelo Capitão do Porto.
A operação teve início após o alerta ser transmitido ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), que prontamente articulou os meios necessários para a assistência. Uma embarcação da Estação Salva-vidas de Olhão foi destacada para libertar o veleiro das artes de pesca e acompanhá-lo em segurança até ao fundeadouro da Culatra.
A Marinha Portuguesa, através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, mantém uma resposta contínua a incidentes em espaços marítimos sob responsabilidade nacional, garantindo a salvaguarda da vida humana no mar 365 dias por ano.
O incidente foi resolvido sem registo de feridos ou danos materiais significativos, evidenciando mais uma vez a prontidão e eficiência das forças de salvamento portuguesas na resposta a emergências marítimas.
Leia também: É possível descobrir o proprietário de um carro pela matrícula. Saiba como o fazer