A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, este sábado, por volta das 9:30, o auxílio a dois tripulantes do veleiro “Vitess” que se encontrava com uma entrada de água, em risco de naufrágio, a cerca de 1,5 milhas náuticas, o equivalente a 3 quilómetros, a sul da praia da Fuzeta.
O alerta foi recebido pelo MRCC Lisboa através da chamada de emergência efetuada pelo veleiro, com a informação que havia risco de naufrágio devido à quantidade de água dentro da embarcação, informou este sábado em comunicado a Marinha.
“De imediato, foi contactado o Capitão do porto de Olhão que ativou a embarcação salva-vidas de Olhão e a lancha do ISN SR-37. Além disso, na jurisdição da Capitania de Tavira e de Vila Real de Santo António, foram ainda empenhados novos meios que apoiaram o veleiro e auxiliaram na escoação da água, diminuindo assim o risco de naufrágio”, lê-se na nota.
O veleiro acabou por navegar até às águas espanholas, por volta das 12:10, onde passou a ser monitorizado pelo Centro de Busca e Salvamento de Huelva, no trânsito para o porto de Mazagón.
A Marinha Portuguesa, através do seu Centro de Busca e Salvamento Marítimo, e a Autoridade Marítima Nacional “garantem uma resposta contínua em todos os espaços marítimos de jurisdição nacional a incidentes que possam ocorrer”.
Leia também: Viu esta linha verde na estrada? Saiba o que significa