O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou, ao início da manhã desta sexta-feira, uma operação de busca e salvamento da embarcação de pesca Astur, com cinco pessoas a bordo de nacionalidade portuguesa, que se encontrava com uma acentuada entrada de água ao largo de Portimão.
”Pouco passava das 06:00, quando a embarcação de pesca, que se encontrava a navegar a 20 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 40 quilómetros, a sudoeste do porto de Portimão pediu auxílio, reportando que havia uma entrada de água”, refere a Marinha em comunicado.
O MRCC Lisboa, em articulação com o Capitão do Porto de Portimão, acionou de imediato o NRP Sagitário, que se dirigiu para o local.
À chegada à área, uma equipa composta por militares do navio da Marinha, equipada com meios de esgoto portáteis, auxiliou a embarcação de pesca na extração da água que continuava a acumular-se a bordo, tornando assim possível que esta chegasse em segurança ao porto de Portimão.
A embarcação de pesca Astur atracou em segurança em Portimão pelas 08:40 minutos, tendo sido sempre acompanhada no trajeto pelo navio da Marinha Portuguesa e posteriormente auxiliada no cais pelos bombeiros locais no esgoto da água restante.