A Administração dos Portos de Sines e do Algarve estabeleceram em novembro de 2021 um protocolo com a LS Engenharia Geográfica, tendo em vista a instalação e manutenção de um marégrafo no Cais Comercial de Faro, em plena Ria Formosa, zona fortemente caracterizada pela influência das marés na hidrodinâmica dos canais e das barras.
A instalação deste instrumento acabou por ser levada a cabo, tendo o mesmo entrado em pleno funcionamento em janeiro de 2022.
Quanto à sua essência e função, “este sistema de gestão remota permite a obtenção de dados em tempo real, não só relativos ao nível do mar como também a outros parâmetros, de entre os quais se destacam a pressão atmosférica, a temperatura do ar e da água, e as alturas de maré, que são referidas de acordo com o Zero Hidrográfico”, explica a LS Engenharia Geográfica.
Foi a pensar em todas as pessoas e profissionais que precisam de recorrer a informações detalhadas sobre as características das marés, seja para o apoio à navegação ou para a realização de trabalhos marítimos, que a LS Engenharia Geográfica passou a disponibilizar um serviço que reúne todas as informações recolhidas pelo marégrafo do Cais Comercial de Faro, de modo a facilitar e promover novos projetos de investigação nesta área.
Através deste serviço, é possível aceder a dados relativos à altura da maré, bem como à pressão atmosférica e à temperatura da água. Tudo isto à distância de um link, para maior conforto, praticidade e comodidade dos intervenientes, que pode ser acedido a partir de agora através do website da LS Engenharia Geográfica de forma simples e direta, uma vez fornecidas pela empresa as permissões necessárias para a respetiva utilização.
O caráter científico desta iniciativa, permite obter o registo de todas as variáveis acima mencionadas, e partilhá-las com a comunidade local e demais instituições que demonstrem interesse em realizar um estudo mais detalhado sobre as condições e características hidrográficas da região.