O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar em Loulé, no dia 21 de Julho, para presidir à cerimónia de entrega da Medalha de Honra do Município de Loulé à escritora Lídia Jorge, que decorrerá pelas 18 horas, no Cine-Teatro Louletano.
Lídia Jorge vai receber das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, a mais importante distinção que a autarquia atribui aos seus cidadãos, depois de ter recebido a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata na cerimónia da primeira edição dos Agraciados do Município de Loulé, em 1993.
Recorde-se que, por motivos de agenda, no dia 5 de Maio – Dia do Município de Loulé – a homenageada não pôde estar presente na Cerimónia dos Agraciados pelo que esta entrega da Medalha acontece no dia 21 de Julho, com a presença do Presidente da República.
Natural de Boliqueime, Lídia Jorge é um dos nomes incontornáveis da literatura portuguesa, com uma obra premiada que teve a sua estreia com a publicação de “O Dia dos Prodígios”, em 1980, um dos livros mais emblemáticos do Pós Revolução.
Aos seus livros têm sido atribuídos os principais prémios nacionais, alguns deles pelo conjunto da obra, como o Prémio da Latinidade, o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores – Millenium BCP, ou mais recentemente o Prémio Vergílio Ferreira de 2015.
No estrangeiro, entre outros, Lídia Jorge venceu em 2006 a primeira edição do prestigiado prémio ALBATROS da Fundação Günter Grass e, em 2015, o Grande Prémio Luso-Espanhol de Cultura.