Mais de 44 mil condutores, que atingiram os 50 anos, deviam ter renovado o título de condução em 2021 e não o fizeram. Segundo os dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) a que o “Jornal de Notícias” teve acesso, há 44.566 pessoas que estão a conduzir nas estradas com a carta caducada, arriscando-se a pagar uma multa que pode chegar aos 600 euros.
“As pessoas que se esquecem de renovar aos 50 anos são aquelas que têm uma carta de condução com validade até aos 65 anos [no verso]. Mas a lei mudou”, explica o diretor do centro de exames da Associação Portuguesa de Escolas de Condução, Ricardo Vieira.
Desde 2008 que os condutores de automóveis ligeiros e motociclos são obrigados, por lei, a renovar a carta ao completarem 50 anos. Já no ano de 2012, o Governo introduziu um novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, que prevê diferentes prazos de revalidação para os condutores habilitados antes ou depois de 2 de janeiro de 2013. Para além disso, quem tirou a carta depois de 30 de julho de 2016, tem diferentes datas consoante a categoria dos veículos.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL