Já começou o maior torneio ibérico de futebol juvenil que este ano reúne em Vila Real de Santo António mais de 3500 atletas que formam um total de 224 equipas a representar 92 clubes.
O público encheu o Complexo Desportivo de Vila Real para a cerimónia que assinalou a abertura da quinta edição da Copa do Guadiana, a 25 de Junho.
Os milhares de atletas, com idades compreendidas entre os sete e os 14 anos, abriram o evento com um desfile cheio de energia e boa disposição que contagiou o público nas bancadas. Música, dança e um espectáculo de fogo contribuíram para uma noite memorável que terminou com fogo de artifício.
As expectativas estão elevadas e Nuno Silva, um dos responsáveis pela organização, garantiu ao POSTAL que “no ano passado conseguimos uma avaliação muito positiva relativamente ao torneio, à organização e mesmo ao nível da arbitragem que é sempre um tema muito sensível. Este ano esperamos manter esse nível e crescer ainda mais”.
Luís Gomes acredita que o evento impulsiona a economia do Algarve
Para o presidente da Câmara de Vila Real, Luís Gomes, “a Copa do Guadiana é um dos eventos desportivos mais importantes da região, já que mexe com a cidade e com o município. Representa um grande impulso e esforço em prol da economia do Algarve”.
Entre 25 e 30 de Junho são esperadas mais de 20 mil pessoas de todo o país, o que representará um impacto económico que a organização estima ser de aproximadamente 2,5 milhões de euros para a região algarvia, valor distribuído pela hotelaria, restauração e comércio local.
Cerca de 80 pessoas trabalham no evento para suporte e apoio, nomeadamente ao nível técnico, e na cerimónia de inauguração Luís Gomes reconheceu o trabalho de todas as pessoas envolvidas.“Se não fossem os voluntários, as forças de segurança, os bombeiros e os funcionários da Câmara, nada disto seria possível”.
Evento traz a Vila Real os melhores jogadores de futebol da actualidade
De acordo com a organização da Copa do Guadiana, este evento é “um dos pontos altos da época, estando criadas todas as infraestruturas necessárias para a concretização de grandes momentos futebolísticos, juntando os melhores jogadores da actualidade, dos diferentes escalões do futebol jovem”.
As 224 equipas vão competir nas modalidades de futebol de cinco, sete e onze, de entre as quais se destacam clubes como Atlético de Madrid, Benfica, Málaga, Porto, Real Betis Balompié, Sevilha e Sporting.
Neste evento internacional participam mais de 50 equipas algarvias a representar clubes como AD Geração de Génios, Associação Juvenil Monte Gordo, CB Tavira, CB Tavira A, CB Tavira B, CD Montenegro, CDR Quarteirense, CF Esperança de Lagos, EF Faro, FC Bias, FC São Luis, GC Tavira, Internacional CA, Lusitano FC – VRSA, Quatro ao Cubo, SC Farense, SC Olhanense, SC Olhanense A e SC Olhanense B.
Os jogos acontecem todos os dias, entre as 8.30 e as 20.30 horas, nos seguintes locais: Complexo Desportivo de Vila Real, Campo Francisco Gomes Socorro, Complexo Desportivo de Monte Gordo, Estádio Blas Infante, Estádio Ciudad de Ayamonte e Isla Canela Golfe (em Ayamonte, Espanha).
O presidente da Câmara deu as boas-vindas a todos os jovens “que vêm de vários pontos do país para se divertir, jogar, aprender e partilhar valores, que é o mais importante”e desejou a todos que se divirtam e partilhem desta que é “uma semana de alegria”.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)