Cerca de 38 quilos era quanto pesava o queijo fresco feito de leite de cabra de raça algarvia – o maior de que há registo -, apresentado este sábado, dia 21 de Maio, na Feira Terra de Maio, no Centro Multiusos do Azinhal.
Com 90 centímetros de diâmetro e cerca de 250 vezes maior do que o normal, de 160/180 gramas, a confecção do queijo fresco envolveu duas pessoas ao longo de cerca de duas horas e meia. “Agora que está feito até parece simples”, diz Ana Rosa, membro da Queijaria do Azinhal, responsável pelo trabalho.
Cento e setenta litros de leite, cerca de um quilo e meio de flor de sal marinho de Castro Marim e cerca e 25 gramas de cardo são os ingredientes que originaram o queijo fresco que, segundo a vice-presidente do município, irá concorrer ao Guinness World Records. “Vamos tentar inscrever o queijo no Guinness porque não há registo de um queijo fresco de cabra algarvia tão grande como este”, refere Filomena Pascoal Sintra.
“Em relação ao sabor, não há grandes alterações relativamente aos queijos pequenos. A única particularidade é que foi feito em quatro partes, três delas com queijo simples e uma com adição de orégãos”, afirma Ana Rosa.
A iniciativa foi proposta pela Câmara de Castro Marim, que inicialmente desafiou a Queijaria do Azinhal a fazer um queijo com esta dimensão ao vivo mas que, devido a “questões de conservação da qualidade”, não foi possível. Esta foi uma actividade inserida na 9ª edição da Feira Terra de Maio, que termina este domingo, dia 22.
Foi a primeira vez que a Queijaria do Azinhal fez um queijo com estas dimensões. “Felizmente o desafio correu bem e foi um sucesso tão grande que vamos deixar de comercializar os queijos mais pequenos e vamos passar a vender só queijos de um metro”, diz Ana Rosa, em tom de brincadeira.
(Com Ricardo Claro)