A época natalícia, marcada por presentes e celebrações familiares, nem sempre é uma tarefa fácil para todos os pais, especialmente para aqueles que enfrentam desafios financeiros e emocionais. Uma mãe solteira recorreu ao Reddit para desabafar sobre a difícil situação que enfrentou após devolver o presente de Natal da sua filha de 16 anos, devido a uma reação considerada “ingrata”.
“Tenho três filhas. As gémeas, de 11, e outra, de 16 anos”, começou por dizer.
“O meu ex-marido já não está por perto para mimá-los como costumava fazer. O divórcio foi finalizado há exatamente um ano, e desde então ele mudou de número e nem se preocupou em ligar para as nossas filhas. Eu trabalho como enfermeira durante muitas horas e faço o meu melhor para sustentar três meninas. Ainda estou a fazer tudo o que posso para encontrá-lo porque ele não tem pago a pensão”, explica.
De forma a poder controlar os gastos, como nos conta o Notícias ao Minuto, perguntou às filhas o que queriam para o Natal.
“As de 11 anos queriam uma Nintendo Switch com o jogo Pokémon mais recente, e a minha filha de 16 anos queria o iPad Pro com lápis. Faço o melhor que posso pelas minhas filhas, mas infelizmente tenho um orçamento limitado. Disse à minha filha que seria extremamente difícil conseguir comprar um iPad Pro, mas que faria o melhor que pudesse”, contou.
Sem orçamento suficiente para comprar o iPad que a filha tinha pedido, esta mãe acabou por comprar o tablet da Samsung, que lhe custou 147 euros. “Avançando para o dia de Natal e quando as meninas abriram os seus presentes, as gémeas ficaram felizes em receber o presente, mas a minha filha mais velha de 16 anos teve um ataque de raiva porque não era o iPad Pro que ela queria. Eu disse-lhe que não tinha dinheiro para comprar um tablet de 730 euros, então comprei um tablet de uma marca muito boa”, disse.
Decepcionada com o presente, a filha mais velha expressou a sua frustração, o que desencadeou uma discussão acalorada com esta mãe. “Ela começou a gritar comigo e a chamar-me de pior mãe de todas, dizendo que sente a falta do pai. Eu disse que se ela sente tanta falta do pai, que lhe ligue, mesmo sabendo que ele trocou de número”, contou a mãe.
A mãe acabou por devolver o tablet, pois apesar da adolescente estar a sofrer com o divórcio, precisa de aprender uma lição, no entender da própria.
Nos comentários online, houve divisão de opiniões. Muitos compreenderam a pressão financeira da mãe e sua tentativa de proporcionar um presente adequado. No entanto, alguns enfatizaram a necessidade de compreender a perspetiva da adolescente, que ainda está a lidar com o impacto emocional do divórcio e o afastamento do pai.
Leia também: Vai baixar a idade para tirar a carta de condução