As celebrações do Dia da Cidade de Olhão, que se assinala na próxima segunda-feira, dia 16, começam na noite anterior e prolongam-se com várias actividades, entre cerimónias oficiais, inaugurações e música.
Assim, no domingo, às 22 horas, a noite é dedicada ao fado, com a actuação de Pedro e Teresa Viola, dois valores locais, que dão a conhecer a qualidade do seu trabalho no Jardim Pescador Olhanense. Ambos com carreira feita em Portugal e fora de portas, residem no concelho e estão desde muito jovens ligados ao Rancho Folclórico de Moncarapacho. Os dois irmãos prometem interpretar temas conhecidos de todos, numa noite que se prevê memorável.
No Dia da Cidade, as celebrações começam às 9.30 com a cerimónia do Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, frente à Igreja Matriz, onde será depositada uma coroa de flores.
Um dos pontos altos do dia será a inauguração, às 10.15, do Circuito das Lendas, que inclui os cinco largos da zona histórica reabilitados nos últimos meses. De forma simbólica, será inaugurada a requalificação efetuada na Praça Patrão Joaquim Lopes, junto aos Mercados Municipais de Olhão. Às 10.45 será inaugurado, na Zona Industrial de Olhão, o Ecocentro da cidade, e às 11.30 realiza-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade.
À tarde, pelas 16 horas, haverá o descerramento de várias placas toponímicas nalgumas ruas da cidade e às 17.30 será inaugurada a exposição do Centro de Pintores Olhanenses, na Biblioteca Municipal de Olhão.
Luís Guilherme é o artista convidado para abrilhantar a noite do feriado de 16 de Junho, com um espectáculo a partir das 22 horas no Jardim Pescador Olhanense e promete fazer com que o público cante muitos temas conhecidos em uníssono. O artista lançou, entre outros trabalhos, ‘Por Amor’, em 2008, e ‘Promessas de Amor’, em 2010. Em 2013, com o amor nas palavras e a entrega na voz, o cantor olhanense apostou, mais uma vez, na versatilidade das suas canções com alegria e romantismo. Estes são os ingredientes do novo trabalho intitulado ‘Enamorado’, produzido entre Portugal e Espanha por Shayla Velez, Carlos Granito e o próprio artista e que revela a sensibilidade de Luís Guilherme para cantar o amor. Um trabalho para conhecer tendo a Ria Formosa como cenário.