Luís Faria e Gonçalo Falcão são os tenistas portugueses apurados para a terceira e última ronda do qualifying do Vale do Lobo Open, torneio internacional masculino de 25 mil dólares que a Premier Sports e a Federação Portuguesa de Ténis organizam na Vale do Lobo Tennis Academy, em Loulé.
Número 807 ATP, Luís Faria derrotou o britânico Max Andrews, por 7-5 e 7-6(5), para confirmar o estatuto de sétimo cabeça de série e avançar para a derradeira ronda da fase de qualificação.
A separá-lo do quadro principal, o jogador natural de Guimarães tem o croata Duje Ajdukovic, primeiro favorito, que superou Pedro Araújo (6-4 e 6-3).
Por sua vez, Gonçalo Falcão (que aos 32 anos ocupa a 1308.ª posição na tabela mundial) levou a melhor no duelo 100% português com Francisco Cabral (número 1190.º e 12.º cabeça de série), com os parciais de 6-4 e 6-2, e vai enfrentar João Lucas Reis da Silva.
O tenista brasileiro, quarto pré-designado do qualifying, já colocou um ponto final nas prestações de dois portugueses: no domingo derrotou Guilherme Sousa Severin e esta segunda-feira impôs-se no encontro com Paulo Fernandes (6-1 e 6-4).
Ainda na jornada desta segunda-feira foram afastados Manuel Gonçalves (6-1 e 6-2 para o brasileiro Wilson Leite, terceiro cabeça de série), Afonso Salgado (que perdeu por 6-0 e 6-0 com o segundo, Mariano Kestelboim) e Diogo Alves (6-2 e 6-2 favoráveis a Matteo Arnaldi, 11.º pré-designado).
Quarteto português com “sorte” conhecida no quadro principal
Logo pela manhã foi sorteado o quadro principal de singulares, para o qual foram convidados quatro jogadores portugueses: Gastão Elias (441.º), Nuno Borges (458.º), Tiago Cação (536.º) e o algarvio Tomás Luís, vice-campeão nacional de sub 18 e 1862.º ATP.
Quer Elias, quer Luís terão de esperar pelo desfecho do “qualifying” para conhecerem os primeiros adversários, pelo que só irão a jogo na quarta-feira.
Já Borges e Cação defrontam cabeças de série e entram em ação já esta terça-feira: o maiato (que tem duas finais ganhas em quatro disputadas nos cinco ITFs que realizou esta época) vai medir forças com o norte-americano Alexander Ritschard (quarto favorito e número 301 ATP), enquanto o penichense desafia Viktor Durasovic, norueguês que é o oitavo cabeça de série fruto do 343.º lugar na classificação mundial
Em pares, há quatro duplas portuguesas presentes no quadro: Nuno Borges/Francisco Cabral entraram diretamente e defendem o estatuto de quartos cabeças de série, enquanto Gonçalo Falcão/Luís Faria, Fred Gil/Fábio Coelho e Manuel Gonçalves/Hugo Maia ficaram com os três wild cards.