A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, esteve ontem de manhã em Loulé para homologar o contrato de cooperação interadministrativa para a instalação do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana na freguesia de Almancil, e que foi celebrado entre o Município de Loulé, Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e Guarda Nacional Republicana.
Desta forma, foi dado mais um passo para a concretização de uma importante obra em matéria de segurança, num concelho e numa freguesia marcados pela actividade turística. A partir deste momento, a obra passará a ser da responsabilidade da autarquia, nomeadamente em termos do lançamento do concurso público, execução, fiscalização e licenciamento. É também a Câmara de Loulé que, nesta fase, irá suportar todos os encargos financeiros, reembolsados através dos orçamentos da GNR para os anos de 2016 e 2017.
Com um investimento de 1 milhão e 150 mil euros prevê-se que o Posto Territorial da GNR em Almancil esteja concluído em Dezembro de 2017. Posteriormente caberá à própria GNR a instalação efectiva do serviço operacional.
Durante a cerimónia de celebração do contrato, o autarca louletano relembrou o início do processo, em 2014, e todo o trabalho desenvolvido desde então, nomeadamente a alteração do Plano de Pormenor de Almancil para regular o terreno localizado em Barros de Almancil, a elaboração e discussão do projecto.