A Câmara de Loulé vai dar início a um ciclo de sessões de informação sobre prevenção de quedas, destinadas a um público-alvo maioritariamente idoso mas também para a comunidade em geral. A autarquia acredita que “a promoção da cidadania se faz com acções de intervenção e de informação à população” e por isso inicia este ciclo já em Outubro, no dia 26, das 15 às 17 horas, nas instalações do Ateneu Comercial e Industrial de Loulé.
As quedas são um dos episódios mais comuns e uma das mais sérias causas de problemas em pessoas idosas e, através destas sessões, a autarquia pretende elucidar os participantes sobre os procedimentos a tomar para promover a segurança e evitar quedas.
Perda de capacidades e crescente vulnerabilidade aumentam o risco de quedas
O envelhecimento é caracterizado como um período de perda geral das capacidades e de crescente vulnerabilidade e maior dependência, trazendo uma diminuição da força muscular, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade, bem como maior tempo de reação e diminuição da visão, aumentando o risco de queda.
Estas acções resultam da parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Loulé, que participa na Rede Municipal Loulé Cidade Educadora, da qual fazem parte algumas instituições do concelho e algumas unidades orgânicas do município.
A participação é gratuita mas necessita de inscrição prévia.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)