O emblemático Café Calcinha, em Loulé, recebe no próximo dia 23 de Abril uma sessão do Orçamento Participativo Portugal 2018, um processo democrático deliberativo, directo e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projectos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação.
Através do Orçamento Participativo Portugal “as pessoas podem decidir como investir cinco milhões de euros”, explica a autarquia louletana em comunicado de imprensa. Abrange a totalidade do território português, integrando grupos de propostas de âmbito territorial diferenciado: 1 de âmbito nacional; 1 por cada uma das áreas das NUT II (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve); 1 por cada Região Autónoma. Estes grupos de propostas não concorrem entre si, tendo cada um deles a sua dotação financeira. Cada região do país terá sempre assegurada a existência de projectos vencedores do Orçamento Participativo no seu território.
Podem participar todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, apresentando propostas e votando nos projectos da sua preferência.
As propostas podem ser apresentadas através da plataforma www.opp.gov.pt ou nos encontros participativos que se realizam em diferentes locais do país.
Para além de Loulé, também Olhão (14.30, Biblioteca Municipal) e Portimão (21.30, espaço de Café-Concerto do TEMPO) irão receber esta iniciativa no mesmo dia.