A Câmara de Loulé anunciou na sexta-feira à noite os 11 projectos que vão concretizar-se naquele concelho algarvio no âmbito da primeira edição do Orçamento Participativo (OP).
A fase de eleição de projectos obteve 7.448 votos electrónicos e presenciais.
“De facto as pessoas envolveram-se e responderam de uma forma muito positiva”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, que quer reservar uma verba superior para a segunda edição do OP, que este ano contou com um orçamento de meio milhão de euros.
Cobertura no polidesportivo da Cortelha foi a proposta mais votada
A colocação de uma cobertura no campo do polidesportivo da Cortelha, na freguesia de Salir, foi a proposta mais votada, entre as 33 propostas que foram a votos (três por cada freguesia do concelho), tendo arrecadado 1.288 votos.
Em Quarteira, a proposta de repavimentação e recuperação da sala polivalente do Centro de Apoio à Criança de Quarteira saiu vencedora com 897 votos, enquanto na freguesia de S. Clemente a proposta de dinamização do Parque Municipal de Loulé com um parque de “Street Workout”, informação sobre árvores e biodiversidade, espaço artes e ofícios, zona wi-fi e tapete de xadrez obteve 617 votos.
Em S. Sebastião vai ser construído um espaço de uso colectivo no centro de Vale Judeu, a requalificação do campo de malha, um espaço verde de recreio, um parque infantil e uma zona de estacionamento, enquanto na freguesia de Alte foi eleito o projecto de colocação do telhado e de portas na Capela de Santa Margarida.
Almancil alvo de requalificação
O nó de ligação entre S. Lourenço e a Avenida Duarte Pacheco, em Almancil, vai ser alvo de obras de requalificação com a criação de bermas, a colocação de iluminação pública, espaços verdes e um monumento de um artista local.
Na União de Freguesias da Tôr, Querença e Benafim, foram escolhidos três projectos, um por cada antiga freguesia, que incluem a reparação do antigo caminho do Poço da Prensa, a criação de uma rota da água e limpeza das levadas de água para fins turísticos e agrícolas e a criação de um parque de caravanas que possa ser utilizado para fins culturais, desportivos, entre outros.
No Ameixial venceu o projecto de construção de um espelho de água junto à Fonte da Seiceira, enquanto em Boliqueime a votação determinou a construção de um parque de feiras, mercados e exposições.
O processo deste primeiro Orçamento Participativo de Loulé terminou a fase de participação dos munícipes e avança agora para a aprovação formal do plano plurianual de investimentos e orçamento pela Câmara e pela Assembleia Municipal.
(Agência Lusa)