O Parque Rio Ferreira, Lordelo, Paredes, foi este sábado o palco da última das 3 provas internacionais realizadas no Norte de Portugal. Apesar da pandemia, depois de Briteiros e Taipas, o Clube Amigos da Petanca levou a cabo o 11º Torneio Internacional Rota dos Móveis na variante de dublete.
A edição deste ano foi dividida em 3 competições (principal, consolação e complementar), nas quais participaram 156 equipas masculinas, femininas e mistas provenientes de Amarante, Barcelos, Braga, Briteiros, Estorãos, Famalicão, Fafe, Figueira da Foz, Gafanha da Nazaré, Guimarães, Loulé, Monchique, Porto, Póvoa de Lanhoso, Rebordosa, Salvaterra de Magos, Santo Tirso, São Mamede Batalha, São Pedro do Estoril, Taipas, Tavira, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Gaia, Viseu, França, Espanha (Astúrias, Bandeira, Corunha, Lalin, Lugo, Outeiro e Vigo) e como não podia deixar de ser, dos anfitriões de Lordelo.
A prova principal foi ganha ex aequo pelas equipas do Estoril – chefiada por Joaquim Catarino – e de Vigo, Os 2 de Sempre. O 3º lugar foi ocupado pelas formações do Clube Amigos da Petanca (Agostinho Alves e Manuel Jorge) e de Vigo, comandada por Ivan Carmeselhe.
O 1º lugar da competição secundária, chamada de consolação, foi conquistado pela dupla de Lordelo e Rebordosa, Fernando Barros e Paulo Bessa, que venceu na final Ricardo Rodrigues, de Loulé. Pedro Silva, da Bussola Partilhada, e Os Maritos, de Vigo, foram os 3ºs classificados.
Na última prova, a complementar, tal como na principal, também houve 2 vencedores: El Mustafa, do Clube Petanca São Pedro do Estoril, e Ventura, de Vigo. Na 3ª posição ficaram Bruno Moreira e Paulo Bessa, do Clube de Caçadores de Rebordosa, e Breo, de Vigo.
O Torneio da Casa do Pessoal da RTP, agendado para 12 de setembro, assinalará o regresso do Campeonato Regional da APZN – Associação de Petanca da Zona Norte.