O Pingo Doce acaba de lançar “Leituras e Papas de Aveia”, o livro vencedor da edição deste ano do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. A obra de António Martins (texto) e de Duarte Carolino (ilustração) é o sétimo título a dar corpo à missão deste prémio: promover a literacia infanto-juvenil e estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração.
“Leituras e Papas de Aveia”, a obra original que reúne o texto de António Martins e a ilustração de Duarte Carolino, vencedores da 7ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, está agora disponível nas mais de 400 lojas Pingo Doce do país, por 3,99 euros.
“Este livro é o mais recente vencedor desta iniciativa lançada em 2014. As seis obras premiadas anteriormente já venderam, no conjunto, mais de 120 mil exemplares”, explica o Pingo Doce em comunicado, acrescentando que “após o seu lançamento, os livros vencedores têm, aliás, permanecido no Top 10 de livros infanto-juvenis durantes várias semanas consecutivasE.
O Prémio de Literatura Infantil enquadra-se no trabalho que o Pingo Doce tem vindo a desenvolver desde há mais de uma década com o objectivo de “estimular o gosto pela leitura junto dos públicos infantil e infanto-juvenil, democratizando o acesso a estes produtos. No total, o Pingo Doce já lançou mais de 420 títulos infantis”.
Esta iniciativa tem ainda o intuito de incentivar “a criatividade literária e artística, e estimular a emergência de novos talentos, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura”.
Trata-se do maior prémio de literatura infantil do país, cujo valor monetário total é de 50.000 euros, a repartir igualmente pelos dois vencedores (categorias texto e ilustração). Tem uma periodicidade anual e é de âmbito nacional.