“Liberdade de poder voltar a sonhar!! 🙏❤️ A fé e Deus são o meu caminho, ❤️🙏 curada ❤️”, foi a boa nova dada por Noélia Jerónimos na sua página de Facebook no passado sábado.
O Restaurante Noélia, situado em Cabanas, concelho de Tavira, está de volta, depois da proprietária ter tido dois testes negativos à covid-19 e a sua equipa de cozinha estar totalmente recuperada.
Premiado com um Garfo de Prata na edição de 2020 do guia “Boa Cama, Boa Mesa”, tinha reaberto no dia 21 de maio, mas voltou a encerrar um mês depois, dia 21 de junho, por iniciativa da proprietária, como forma de prevenção, tendo em conta as suspeitas de eventual contágio e que acabaram por ser confirmadas.
Foram 60 dias de encerramento, com mensagens de fé e esperança, trocados nas redes sociais, entre a acarinhada proprietária e os seus fãs e admiradores.
Não chegou a uma semana depois de Noélia ter anunciada que estava finalmente curada para reabrir o restaurante com data marcada para esta quinta-feira, dia 20.
A carinhosamente apelidada de “cozinheira dos chefs” tornou público que a reabertura deu-se com algumas limitações no número de pratos e na lotação do restaurante, para garantir “toda a segurança à equipa e aos clientes”.
Ao “Boa Cama, Boa Mesa”, do Expresso, Noélia disse que “é, basicamente, como recomeçar do zero” e confessou que sofreu muito, “tive muitas dores, mas o que mais me custou foi estar de portas fechadas sem poder fazer aquilo que verdadeiramente gosto”.
Apesar do “pior já ter passado”, Noélia Jerónimo garantiu que vão recuperar devagar e aproveitou para voltar a agradecer às centenas de mensagens solidárias recebidas ao longo de dois meses difíceis.
A reabertura deu-se com a introdução de alterações: cada refeição passou a ter apenas dois turnos de 20 clientes. O serviço do almoço começa às 12:30, com um segundo turno às 13 horas, enquanto ao jantar, o restaurante abre às 19:30, e aceita mais 20 pessoas às 20 horas. A partir das 21 horas, passa a haver um segundo serviço à noite. O encerramento semanal mantém-se à quarta-feira e deixa de prestar serviço de take-away.
Nesta nova reabertura, Noélia aposta em pratos mais simples e mais fáceis de executar para reconquistar os clientes. Promete novas propostas com a introdução gradual de novas receitas, sempre com os melhores ingredientes, sem os transfigurar na sua transformação culinária.
Regressa com redobrada força de vontade e esperança
Depois do confinamento geral, o Restaurante Noélia tinha reaberto a 21 de maio, mas acabou por encerrar um mês depois por tempo indeterminado, com quatro casos entre o pessoal da cozinha, incluindo a premiada chef, que testaram positivo para a covid-19.
Inicialmente, numa publicação feita na sua página de Facebook, o Restaurante Noélia, informou que tinha tido um cliente com Covid-19.
“Tivemos um cliente com COVID-19 no nosso restaurante e vamos entrar em quarentena”, referia o restaurante de Noélia Jerónimo que justificava o fecho por “tempo indeterminado (…) ser pela vossa e nossa segurança”.
A pronta atitude do restaurante foi elogiada por dezenas de clientes e amigos do mesmo, mas rapidamente correu a versão nas redes sociais que os casos detetados eram entre o pessoal da cozinha. A situação acabou por ser confirmada pela própria proprietária, Noémia Guerreiro, ao jornal Expresso.
A proprietária e os restantes colaboradores ficaram então de quarentena, isolados das famílias, depois de descoberto o surto.
Nesta nova reabertura, para garantir a segurança de clientes, fornecedores e restantes colaboradores, todo o restaurante foi objeto de uma desinfestação para eliminar qualquer hipótese de posterior contágio.
Apesar de todo o sofrimento e do ano praticamente perdido com os dois meses de verão encerrados, a conhecida cozinheira, cujo espaço abriu pela primeira vez em julho de 1985, regressa agora com redobrada força de vontade e esperança com o sentimento de missão que bem a caracteriza, o de procurar sempre estar à altura do desafio.
RELACIONADO:
Restaurante Noélia regressa depois de surto covid-19
Cabanas de Tavira identifica oito novos casos de covid-19
Restaurante Noélia encerrou com 4 casos covid-19 entre o pessoal da cozinha