No final deste mês, o município vai regressar ao século XV e relembrar a etapa que a historiografia nacional inscreveu como o início da expansão portuguesa, a tomada de Ceuta. O Festival dos Descobrimentos vai decorrer entre os dias 30 de Abril e 9 de Maio e o tema central são os “600 Anos da Tomada de Ceuta -1415/2015”.
A iniciativa vai decorrer em vários locais da cidade, ainda que o seu ponto alto aconteça no fim-de-semana de 30 de Abril a 3 de Maio, com a realização, no centro histórico da cidade, da Feira dos Descobrimentos e do Cortejo Histórico, bem como de recreações temáticas e muita animação.
Ao longo de quatro dias, a preparação da “Viagem de D. João I para Ceuta”, “O assalto às Muralhas de Ceuta e a Batalha entre Cristãos e Mouros”, “D. João I arma os seus filhos cavaleiros na Catedral de Ceuta” e “Lutas e escaramuças pela nomeação do Governador” são alguns dos momentos que serão recriados e explorados ao longo de todo o festival.
A iniciativa termina no sábado, dia 9, com a Palestra “Ceuta pré-portuguesa”, cujo orador convidado é o professor Fernando Villada. A entrada é livre. A palestra terá lugar a partir das 15 horas, nos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes).
Para além das associações, colectividades e a participação directa dos agrupamentos escolares de Lagos, esta edição do Festival volta a contar com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho, da ACRAL (delegação de Lagos) e da Região do Turismo do Algarve.
Toda a programação do evento em: http://lagos.algarvedigital.pt/portal_autarquico/lagos/v_pt-PT/pagina_inicial/destaques/ativi_festival_descob_abr15.htm